A infiltração na coluna é um tratamento que pode melhorar a qualidade de vida do paciente, tornando a dor menos frequente, assim, atividades do dia a dia não são comprometidas e a independência pode ser recuperada.
Trata-se de um tratamento minimamente invasivo e com rápida recuperação. É possível que dentro de 24 horas o paciente já consiga realizar normalmente as suas atividades.
Ficou curioso para saber mais sobre o que é e como é realizada a infiltração na coluna? Então, continue a leitura! 😉
Infiltração na coluna ou bloqueio na coluna, como também é chamado, é um modelo de tratamento que tem por objetivo tratar diversas condições que afetam a coluna, seja em estrutura musculoesquelética ou neurológica, portanto, tende a aliviar as dores causadas por um nervo espinhal inflamado.
Veja algumas imagens da infiltração na coluna realizado pelo Dr. Thiago:
Este nervo pode inflamar devido a uma compressão ou lesão local, e pode ser causada por diferentes razões.
Saiba mais sobre as origens no nervo ciático!
A infiltração na coluna é um procedimento minimamente invasivo e oferece resultados satisfatórios no tratamento do nervo ciático e da dor lombar principalmente. Além disso, os procedimentos podem ser realizados em toda coluna, ou seja, desde a região cervical à lombar.
A partir deste tratamento, o paciente pode melhorar a qualidade de vida potencialmente.
Existem vários tipos de infiltração na coluna que são indicados e escolhidos conforme a necessidade de cada quadro. Os principais tipos de bloqueio da coluna são:
Para saber as diferenças entre cada um deles e obter um diagnóstico, fale com um neurologista!
A infiltração na coluna pode ser feita no consultório médico ou no centro cirúrgico dependendo do tipo de infiltração. Algumas técnicas poderão solicitar exames de imagens para o neurologista posicionar a agulha da maneira correta, garantindo mais segurança para o paciente.
Geralmente, os pacientes com dor miofascial ou muscular realizam o bloqueio na coluna no consultório, enquanto aqueles com inflamações mais profundas fazem o procedimento no centro cirúrgico. A definição do tipo de bloqueio nervoso e do local adequado para fazer a infiltração será realizada pelo neurologista após avaliação presencial.
Para que você entenda melhor como funciona o tratamento, veja o passo a passo a seguir:
A infiltração na coluna é iniciada com a aplicação de uma anestesia local. Em seguida, o paciente será colocado de bruços, posição mais utilizada para realizar o bloqueio na coluna.
O procedimento não requer cortes e o paciente permanece acordado, tendo a possibilidade de relatar qualquer desconforto ao neurologista. Portanto, no segundo passo, o médico poderá usar equipamentos como o raio-x para visualizar com mais clareza onde introduzirá a agulha, que contém uma mistura de esteroide e anestésico local para serem colocados no local da lesão.
Os medicamentos são aplicados diretamente na raiz do nervo comprometido.
O próximo passo é remover a agulha, limpar a região e fazer o curativo. A infiltração na coluna leva cerca de 30 minutos para ser concluída e o paciente é liberado em aproximadamente duas horas após a realização.
Existem alguns cuidados e dúvidas sobre o pós-operatório da infiltração da coluna. Confira:
Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, os efeitos colaterais são raros e poucos. No entanto, é possível que o paciente sinta uma sensação de pressão nos pontos, devido a sensibilidade da região.
Além disso, o próprio anestésico pode gerar efeitos de dormência nos braços e pernas, mas o comum é que desapareça em algumas horas.
A melhora do quadro pode ser potencializada com a reabilitação fisioterápica. Assim, a cirurgia pode ser evitada.
Após a realização da infiltração na coluna é recomendado fazer um repouso de, aproximadamente, 24 horas uma vez que a região fica sensível. Também é indicado que o paciente não dirija no dia do procedimento, voltando para casa de carro de aplicativo, carona com um familiar ou adulto responsável.
A infiltração na coluna é bastante segura e possui um pós-operatório fácil de ser seguido pelo paciente.
O médico especializado em neurologia pode recomendar o bloqueio nervoso ou infiltração na coluna nos seguintes casos:
A infiltração na coluna também pode ser apontada como realização de teste terapêutico, em casos de quadros em que exames de imagem e físico não indicam patologia.
Se você possui algum desses quadros, busque o tratamento ideal!
Cada quadro possuíra sua indicação específica, no entanto, é comum que os neurologista optem por não realizar o procedimento em pacientes que possuem:
Muitas vezes a infiltração da coluna é considerada a partir de uma indicação médica, no entanto, os benefícios podem não ficar tão claros. Entenda quais são eles:
Como mencionado anteriormente, a infiltração na coluna é um procedimento minimamente invasivo. No entanto, todo tratamento possui seus riscos, nesse casos os riscos são:
Busque realizar o procedimento com profissionais de sua confiança. Conheça o Dr. Thiago!
É natural que surjam dúvidas a respeito de um tratamento a ser realizado. Por isso, confira se a sua sobre infiltração na coluna está contida abaixo:
O paciente notará a melhora da dor gradativamente dentro de 10 a 15 dias após o bloqueio nervoso.
O efeito da infiltração na coluna pode durar até três meses, no entanto, isso pode variar. Em casos em que o quadro é profundo e crônico, os sintomas podem voltar dentro de três meses, aproximadamente, como mencionado. Agora, quando o quadro é mais leve, é possível que o procedimento de infiltração na coluna gera melhora permanente.
Para mais informações marque uma consulta com o Dr. Thiago Rodrigues clicando aqui!
Gostou de saber mais sobre o que é infiltração na coluna e como é realizada? Então, se aventure por outros temas do nosso blog. Aproveite!
Para saber mais ou marcar sua consulta, entre em contato com o neurologista de SP, Dr. Thiago pelos meios: