As doenças da Coluna Lombar são muito frequentes. Com o passar do tempo, diversos processos patológicos podem interagir, resultando em compressão de diversas raízes lombares.
Neste processo, chamado de estenose lombar degenerativa, os principais causadores são:
Doença discal;
Artrose das articulações facetárias;
Espessamento do ligamento amarelo.
O resultado final é a ocorrência de diversas raízes lombares comprimdas ("apertadas"), gerando um quadro clínico de "CLAUDICAÇÃO NEUROGÊNICA".
As raízes neurais enviam sinalização para os musculores efetores do movimento. Quando estas raízes estão realizando sua função (comandar os musculos), elas gastam mais energia e desta forma, elas passam a receber mais sangue da circulação sistêmica (e assim ficam ingurgitadas). Este ingurgitamento destas raízes leva a aumento da espessura delas. Quando estas raízes já estão comprimidas de forma subcrítica, durante o ingurgitamento ocorre a compressão destas raízes (pode ser dentro do canal medular no caso de estenose do canal lombar, ou pode ser nos forames de conjugação, nos casos de estenose foraminal). Desta forma, o paciente inicia um quadro de dor e fraqueza nas pernas após iniciar uma caminhada. Isto nós chamamos de Claudicação neurogênica.
Nestes casos, a conduta mais apropriada é a cirurgia de descompressão de nervos e raízes. A depender da causa da compressão, pode-se realizar microdiscectomias, laminectomias, facetectomias, flavectomias (retirada do ligamento amarelo), entre outros procedimentos.
O bloqueio peridural caudal é uma excelente alternativa para tratamento desta situação. A estenose lombar geralmente acomete pacientes idosos e com diversas comorbidades. Muitas vezes, estes pacientes não tolerariam cirurgias invasivas da coluna, com anestesia geral e perda sanguínea. Com o bloqueio peridural caudal, o médico pode proporcionar uma melhora importante da qualidade de vida sem o risco de uma cirurgia na coluna.
Observe a foto abaixo. Através de uma agulha inserida via Hiato Sacral, um anestésico associado a um corticóide é injetado e "banha"as raízes lombares baixas. Isto proporciona alívio importante da dor, com risco muito baixo.
Desta forma, com este bloqueio da coluna lombar, consegue-se proporcionar qualidade de vida com um risco muito baixo de complicações. Deve-se evitar o abuso desta técnica, pois apesar da melhora da dor, as raízes lombares continuam comprimidas. Desta forma, quando é possível, prefere-se a realização de descompressão cirúrgica das raízes.
Você conhece alguém que sobre de muitas dores da coluna lombar e pernas e não apresenta condições de cirurgia devido a idade ou comorbidades?
Pode ser que o bloqueio caudal peridural seja apropriado e consiga melhorar a qualidade de vida dela.
Se precisar de nossos serviços de Neurocirurgia e Clínica da Dor, por favor, entre em contato através do email contato@drthiagorodrigues.com.