Dor no paciente com Câncer

Os pacientes com doenças oncológicas (câncer) podem apresentar todos os tipos de dores que a população de uma forma geral pode apresentar somado a dor da lesão tumoral propriamente dita. Desta forma, quando avaliamos um paciente com doença oncológica devemos tentar buscar a causa da dor e separar os componentes desta dor. Geralmente a simples prescrição de medicamentos seguindo tabelas ou algoritmos acarreta uma grande chance de insucesso no tratamento desta afecção.

O tratamento da dor em pacientes com câncer é difícil?

Depende. Pacientes com doença oncológica podem ter uma dor muscular de simples tratamento ou podem ter quadros dolorosos bastante complexos. Devemos sempre avaliar o paciente de uma forma global e identificar os componentes principais do quadro doloroso.

A dor dos pacientes com câncer pode ser controlada?

Sim. Existem diversos tratamentos disponíveis e aquele mito que pacientes com câncer sofrerão com dor não é mais verdade.

Nos pacientes terminais, como é feito o tratamento da dor?

Neste cenário de pacientes terminais, que pode ser decorrente de doenças oncológicas ou de outras doenças, devemos sempre respeitar a decisão do paciente e de seus familiares. O quadro doloroso pode e deve ser sempre tratado pois a dor em si é fator que compromete muito o indivíduo nesta fase tão importante da vida para o paciente e seus familiares.