A coluna é composta por vértebras que contam com discos invertebrais, esses discos são formados por pequenas estruturas cartilaginosas, que tem como objetivo evitar o atrito e amortecer o impacto entre uma vértebra e outra.
Quando um deles sai do lugar os nervos da região ficam comprimidos, provocando dores, formigamentos e a perda da sensibilidade. O resultado disso é o seguimento da famosa hérnia de disco, que nada mais é do que o deslocamento dessas pequenas estruturas.
Os discos intervertebrais se desgastam com o tempo, o que facilita a formação de hérnias. Esse processo desencadeia uma resposta inflamatória que se manifesta no corpo humano por meio de fortes dores no local.
Os médicos utilizam o termo hérnia para definir todo o deslocamento de órgãos e tecidos que se desprendem da sua região de origem, para outro local que não pertencem. Dessa forma os deslocamentos dos discos invertebrais foram nomeados de hérnia de disco.
Esse transtorno geralmente se manifesta na lombar, parte inferior das costas, mas também pode aparecer na região cervical e torácica. Isso porque, toda a estrutura da coluna vertebral possui esses discos.
Como dissemos acima, os discos intervertebrais estão presentes em toda a extensão da coluna, dessa forma a hérnia de disco pode se localizar em lugares diferentes. Abaixo separamos as três regiões onde ela pode se manifestar.
Identificando o local do trauma é possível que o problema seja tratado adequadamente, assim quanto mais rápido for, melhor para o tratamento para a hérnia de disco.
Os sintomas mais comuns são as dores nas costas, dependendo do local, essas dores podem se espalhar para outras partes do corpo piorando ainda mais com os movimentos ou com o tempo. Entre os sintomas mais comuns estão:
A aparição de mais de um desses sintomas indica a necessidade de cuidados médicos urgentes. O diagnóstico pode ser feito levando em consideração os sintomas apresentados e por meio de exames de radiografia, tomografia e ressonância magnética. Dessa forma é possível identificar onde está localizada a hérnia de disco.
A dor de uma hérnia pode ocorrer de forma súbita ou ser anunciada por uma sensação de estalo na coluna. Além dos sintomas apresentados acima, as dores podem ser tão fortes que chegam a impossibilitar alguns movimentos de pacientes.
Os tratamentos para aliviar essas complicações causadas pela hérnia de disco, na maioria das vezes é feito de forma conservadora por meio de medicações analgésicas e anti-inflamatórias. Além disso, sessões de fisioterapia e acupuntura podem acelerar o processo de recuperação. A cirurgia só é indicada quando os pacientes não respondem ao tratamento conservador.
Desenvolver hábitos saudáveis de vida, como prática regular de atividade física, realização de exercícios de alongamento e de exercícios para fortalecer a musculatura abdominal e paravertebral, e postura corporal correta são medidas importantes e que ajudam a prevenir o surgimento de érnia de disco.