As dores na coluna são muito comuns na população brasileira. Segundo pesquisa realizada pela USP, 80% da população brasileira já teve ou terá dor na coluna.
Certamente, você já sentiu diferentes tipos de dores na coluna após levantar um peso de forma inadequada ou ficar muito tempo numa mesma postura, principalmente, se não seguir dicas de ergonomia.
Muitos pacientes, possuem crises de dor nas costas que se tornam frequentes e começam a ter repercussões sociais e no trabalho. Nestas situações, qual médico procurar e quais os possíveis tratamentos para dores na coluna?
Continue a leitura para saber! 🙂
Segundo o Ministério do Trabalho, no Brasil, a principal causa de afastamento do trabalho são as doenças da coluna. E além disso, as dores nas coluna são extremamente frequentes, de modo que quase todos os brasileiros, em algum momento, terão alguma crise de dor lombar e outros tipos.
Em algumas situações, a presença de dores na coluna é sim preocupante, sendo um alerta para que o paciente procure imediatamente um médico especialista em coluna. Alguns casos mais alarmantes de dores na coluna, são:
Dores na nuca e lombar também merecem bastante atenção. Ao sentir esses sintomas atrelados aos mencionados acima, não hesite em procurar um médico especialista em coluna.
Se preferir, pode marcar sua consulta agora mesmo, basta clicar aqui!
As dores na coluna possuem diferentes causas e, muitas vezes, mais sérias que uma má postura. Conheça as principais:
Além disso, há muitas patologias da coluna, deixando o paciente confuso ao realizar um autodiagnóstico, confira algumas delas:
Busque o profissional para realizar o diagnóstico e, então, prescrever o tratamento ideal.
Legenda: As dores na coluna possuem diferentes causas
Existem diversos fatores que justificam a elevada ocorrência de dores nas coluna. Confira os três principais:
A postura inadequada, particularmente durante a jornada de trabalho, é um fator muito associado à ocorrência das dores lombares. Procure prestar atenção à postura ao sentar-se, levantar-se e carregar objetos pesados.
Sobrepeso e Obesidade são fatores de risco importantes para o desenvolvimento de diversas dores articulares, incluindo as dores nas coluna.
Lembrando que a perda de peso rápida também está associada a dores lombares, portanto, o processo de emagrecimento deve ser saudável, ou seja, lenta, constante e associada a programa de fortalecimento da musculatura paravertebral.
A falta de atividade física, particularmente atividades que fortaleçam a coluna lombar, também é associada à ocorrência de dores na coluna.
O sedentarismo e a obesidade podem ser padrões e fatores de risco para desenvolvimento de diversas patologias e dores na coluna. Leia nossos artigos para conhecer algumas delas, como hérnia de disco e lombalgia.
Existem vários profissionais de saúde que cuidam dos pacientes com dores nas coluna.
Dentro da medicina, tradicionalmente existem ortopedistas especialistas em coluna e neurocirurgiões especialistas em coluna. Tanto os neurocirurgiões quanto os ortopedistas -especialistas em coluna- realizam procedimentos e cirurgias na coluna.
Além disso, existem outros médicos que também tratam as doenças da coluna, como: Reumatologistas, Fisiatras, Acupunturistas e Médicos de Dor.
O neurologista pode encontrar a raiz da dor, uma vez que possui expertise em nervos. Assim, se o diagnóstico veio incorreto, é possível identificar qual o verdadeiro problema.
Para marcar sua consulta com o neurocirurgião de São Paulo pelo Whatsapp, clique no link abaixo. É rápido e prático!
As causas das dores na coluna são bastante diversas, e cada profissional poderá oferecer uma ajuda mais específica com base nisso. Por exemplo:
Como existem muitas estruturas que interagem para o harmonioso trabalho da coluna vertebral, nos casos de disfunção que gera dores na coluna, o tratamento multidisciplinar deve sempre ser buscado, incluindo ortopedistas especialistas em coluna, neurocirurgião, medicina física e reabilitação.
Lembrem-se, um episódio de dor lombar é sempre uma oportunidade de se reconciliar com a sua saúde, iniciando uma nova jornada de bem estar, que deve incluir:
Legenda: Existem diferentes tratamentos para dores na coluna, sendo mais ou menos arriscados.
Na grande maioria das dores na coluna, principalmente a lombar, o tratamento sem cirurgia é possível. Nos casos de muita dor, geralmente realizamos infiltrações para o controle imediato da dor e, a seguir, já iniciamos a reabilitação.
Em quadros mais graves, pode ser necessário intervenções cirúrgicas, como:
Os profissionais de saúde que cuidam dos pacientes com dores lombares devem estar atentos a todas estas formas de tratamento. Esta visão multidisciplinar é fundamental para a adequada recuperação dos pacientes.
Opte sempre por um profissional de confiança e qualidade.
Para crises de dores na coluna, existem algumas medidas que podem ajudar no alívio da dor. São elas:
O banho com água quente ajuda a relaxar a musculatura da coluna, aliviando a dor e as contraturas musculares. Além do banho propriamente dito, as compressas e bolsas de água quente também ajudam.
Massagear o local dolorido, de forma leve, também pode ajudar no alívio das dores nas costas.
Os alongamentos controlados e não forçados, também podem aliviar os sintomas das dores na coluna.
Tanto o ponto 2 como o 3, podem ser vistos como prevenção para dores na coluna. Por isso, antes mesmo de apresentar sinais, busque realizar esses exercícios no seu dia a dia.
Importante: Fique atento aos sinais de alerta que citamos acima no começo do artigo. É muito importante procurar um profissional o mais rápido possível, evitando a piora do quadro.
Na nossa clínica, especializada no tratamento das dores da coluna, contamos com uma equipe multidisciplinar competente e humanizada.
Você encontrará neurologistas especialistas em coluna, neurocirurgião, ortopedista especialista em coluna e médicos de dor que interagem e discutem o tratamento mais adequado especificamente para cada caso.
Além disso, orientamos, de forma adequada, a reabilitação. Aproveitamos este momento para, literalmente, impactar de forma positiva a vida dos nossos pacientes.
Venha conhecer nossos serviços. Estamos prontos para atendê-lo! 🙂
Ficou interessado e gostaria de conhecer mais sobre o nosso trabalho? Então, confira nosso site, nele você encontrará as unidades, especialidades, além de conhecer um pouco mais sobre o profissional que poderá cuidar de você.