As doenças da coluna vertebral são muito frequentes na população de uma forma geral e, por isso, se tornam prevalentes no mercado de trabalho, principalmente com a nova adaptação do modelo de trabalho home office, em 2020.
Existem diversas condições de trabalho que podem prejudicar a saúde da coluna dos trabalhadores, a falta de ergonomia é a principal delas.
Para saber mais sobre o que é ergonomia e como sua falta pode impactar na rotina de trabalho, é só continuar a leitura!
Ergonomia é uma ciência aplicada que coordena a confecção de equipamentos, sistemas e as condições físicas de trabalho, com o objetivo de reduzir o cansaço e o desconforto do trabalhador.
Desta forma, o uso adequado dos princípios da ergonomia no ambiente de trabalho reduz a incidência das lesões da coluna.
Veja um exemplo de como seria uma boa ergonomia, ou seja, postura no trabalho, comparado ao que seria prejudicial à saúde ocupacional:
Esses são apenas exemplos de um tipo de ergonomia, no caso, a física.
Dentro da ergonomia, temos algumas subdivisões, os chamados tipos de ergonomia. Confira quais são eles:
Confira as principais delas:
Diversos estudos demonstram que ambientes de trabalho estressantes favorecem a ocorrência de lesões na coluna, tanto em trabalhadores que exercem suas funções sentados ou levantando pesos. Exemplo de uma ergonomia cognitiva.
A postura durante a jornada de trabalho pode ser divida em trabalhos sentados, em pé, e por último, levantamento e carregamento de objetos pesados. Por isso, conheça como realizar essas atividades corretamente e evite lesões na coluna:
Certas atividades, como motorista e trabalhadores que usam equipamentos vibratórios, geram intensas vibrações em todo o corpo por longas horas.
Estas vibrações, por longos períodos, resultam em um esforço muscular intenso para manter o alinhamento da coluna vertebral, particularmente a coluna lombar e a cervical, e isto pode resultar em lesões e dor na coluna.
No caso de motoristas, o uso de assentos que isolam a vibração, é uma solução que nos parece adequada.
Como visto acima, existem fatores específicos durante o trabalho que predispõem a doenças da coluna. A ergonomia pode ajudar muito esses trabalhadores.
Além do desconforto, a falta da ergonomia no trabalho e no geral pode gerar algumas doenças que tornam ainda mais incapacitante atividades diárias, podendo gerar grave lesão na coluna. dentre elas estão:
Ao sentir qualquer incômodo, entre em contato com um profissional. Clique abaixo e fale diretamente com o neurologista Dr. Thiago!
A saúde no trabalho, que é entendida como saúde do trabalhador, é definida na Lei 8.080/90:
“um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.”
No Brasil, a principal causa de afastamento do trabalho, historicamente, sempre foram as doenças da Coluna, exceto em 2021, onde os afastamentos por COVID-19 lideraram o ranking, deixando as doenças da coluna no segundo lugar.
Desta forma, a redução destas lesões são um princípio fundamental e devem sempre ser pensadas em termos da prevenção e tratamento.
Os trabalhadores que estão sob risco de apresentarem doença da coluna devem tomar uma série de medidas, visando preveni-las. Tal como:
O tabagismo se associa de forma importante a diversas doenças, inclusive doenças da coluna.
Com o objetivo de fortalecer a musculatura da coluna paravertebral. Indica-se particularmente pilates e natação.
O sobrepeso e a obesidade estão associados a doenças da coluna. Desta forma, manter um peso saudável, é importante na prevenção das doenças da coluna.
Frisamos que a redução abrupta do peso corporal, através de dietas restritivas, é bastante prejudicial à coluna, na medida que ocorre perda importante da musculatura da coluna lombar.
Em caso de sobrepeso ou obesidade, a redução do peso deve ser feita de forma gradual e controlada.
Alongar quadris, região lombar, pernas, punho, pescoço, antebraço, dedos, costas e braços são fundamentais dentro das diretrizes da ergonomia no trabalho. O indicado é realizar a cada 1 hora, no mínimo.
Muitas vezes o trabalho é tão frenético e toma tanto da sua atenção que você pode acabar esquecendo das pausas. Mas não deixe mais que isso aconteça, coloque um despertador para lembrá-lo.
As pautas são importantes para vista, coluna, pernas e mente, e o ideal é que a cada 1 hora, você faça 10 minutos de pausa.
Você pode realizar os alongamentos nesses 10 minutos, assim, já coloca em ação duas dicas de ergonomia para melhorar seu condicionamento físico e emocional.
Com a postura correta o ideal é que você mantenha a distância adequada do computador. Essa dica irá auxiliar tanto sua coluna quanto sua visão.
Além disso, realizar exercícios como a cada 1 hora olhar para o horizonte ou então pressionar os olhos com as mãos (sem força em excesso) para manter tudo escuro, assim sua visão terá um descanso, permaneça assim por 1 minuto, no mínimo.
Além da ergonomia mencionada anteriormente, existem alguns profissionais que orientam o uso de cintos para coluna lombar e cervical. No entanto, o uso de cintos na coluna lombar, com o objetivo de prevenir lesões durante o trabalho, é bastante controverso.
Alguns autores citam a existência de uma fraca evidência científica1, enquanto outros autores afirmam não haver nenhum benefício2,3. De qualquer modo, o que parece ser um consenso, é que os cintos podem ter um pequeno papel na prevenção secundária das lesões da coluna.
Ou seja, aquele trabalhador que já teve algum problema na coluna, poderia ter algum benefício em usar estes equipamentos. Essa melhoria seria mais eficaz se acompanhada de tratamento como fisioterapia.
O neurocirurgião especialista nas dores da coluna, Dr Thiago Rodrigues, em entrevista recente a uma rádio, orientou alguns princípios que devem ser adotados para reduzir os riscos de doenças da coluna no trabalho.
Clique e confira abaixo:
Como proteger a coluna no trabalho!
Para saber um pouco mais sobre dores na coluna e o que elas querem dizer, dê uma olhadinha nos seguintes conteúdos:
Gostou de saber o que pode ser a lesão na coluna e como a ergonomia pode ajudar a reduzir essa dor? Então, não deixe de compartilhar com seus amigos de trabalho. Aproveite e marque agora sua consulta. Previna-se: