Segundo estudo realizado pela USP em 2021, 80% da população já teve ou terá dor na coluna. É importante entender de onde vem essa dor, podendo ser algo tratável ou não.
Problemas na coluna estão cada vez mais comuns devido às novas jornadas e modelos de trabalho, como home office, e a tecnologia dos celulares. Por isso, tem se tornado bastante frequente a queixa também em adolescentes, e adultos, além dos idosos.
A dor nas costas pode atingir locais, graus e outros sintomas complementares diferentes conforme o seu diagnóstico, que, inclusive, possui uma vasta variedade. É importante não ignorar a dor, mas sim buscar o profissional que possa te ajudar.
Quanto antes diagnosticado o problema na coluna, mais eficaz é o tratamento.
Continua a leitura para conhecer os tipos de problema na coluna e os tratamentos possíveis. 🙂
A coluna é composta por 33 ossos, são muitas vértebras de sustentação e movimentação, além dos discos, articulações, musculatura e ligamentos, portanto, é muito comum apresentar no decorrer da vida diferentes problemas na coluna.
Mas a pergunta é quais são os principais problemas na coluna, afinal?
Dentre os tantos diagnósticos, selecionamos três dos mais comuns problemas na coluna, conheça-os:
Um problema na coluna pode ser causado por diferentes causas, principalmente, por atividades do dia-a-dia. Entenda do que estamos falando:
Além das causas mencionadas acima, é muito comum que doenças da coluna sejam causadoras da dor na região. Por isso, citamos abaixo as doenças de coluna mais comuns:
Sintomas de problema na coluna nem sempre se resume à dor, mas também a sinais complementares e correspondentes às doenças causadoras. Veja quais são:
Se sentir dor perene na coluna, independente da localização, e o aparecimento de alguns dos sintomas acima, busque um profissional especialista em coluna.
As dores na coluna são localizadas em áreas diferentes, no caso, na divisão natural da vértebra humana. Portanto, os tipos de dores na coluna condizem com as seguintes localizações:
Veja na imagem abaixo as localizações referentes:
O médico que poderá tratar seu problema na coluna é aquele que se especializou nessa área, principalmente o neurocirurgião e o cirurgião ortopedista. Mas o adicional do neurologista, por exemplo, é a atenção especial à possível lesão a nervos.
Esse profissional irá solicitar os exames corretos, como raio-x e ressonância magnética para entender qual problema na coluna do paciente.
O Dr. Thiago Rodrigues é neurocirurgião na capital de São Paulo. Ele é especialista em coluna e dor. Conheça mais sobre ele e sua formação, confie no profissional escolhido para tratar o seu quadro!
Legenda: O tratamento deve ser realizado apenas com o diagnóstico médico.
O tratamento para problema na coluna irá depender do diagnóstico, ou seja, localização, nível da dor, causa e histórico de saúde.
Existem diferentes opções para tratamento de dor na coluna, conheça os principais:
Marque agora mesmo sua consulta com o Dr. Thiago
Os exercícios indicados para quem tem problema na coluna em geral são focados no fortalecimento muscular. Mas, por ser a dor mais comum, falaremos nos quadros de dor lombar.
Os exercícios possíveis, com a ajuda de um profissional, são:
Importante salientar que todos sem peso.
Entenda aqui como realizar essas posições!
Como alguns problemas na coluna são causados por atividades do cotidiano, siga algumas dicas para evitar possíveis diagnósticos:
Legenda: Problema na coluna pode gerar dor perene ou não.
Problemas na coluna são bastante comuns, por isso, o que não falta é dúvida. Confira se a sua está contida abaixo:
O melhor calçado para quem tem problema na coluna é um tênis de qualidade, que obtenha palmilha.
Para quem gosta de salto, sapatilha e até mesmo chinelo a notícia não é boa, pois esses são modelos que podem prejudicar o equilíbrio vertebral da coluna.
Neste link veja alguns modelos de sapato para usar ou não se você tem problema na coluna.
Sim, quem tem problema na coluna pode fazer academia, no entanto, os exercícios, pesos e equipamentos são limitados. Comunique o seu quadro de saúde ao personal e ele poderá indicar quais os melhores exercícios.
Os mais utilizados atualmente para problema na coluna, são:
Marque sua consulta com o especialista em coluna
Sim, os problemas na coluna podem afetar o intestino se há pressão no órgão. Isso é válido para outras áreas do corpo, principalmente, pulmão, fígado, vesícula e rins.
Além disso, o inverso também acontece. O intestino pode afetar a coluna lombar quando gera um aumento de PIA (Pressão intra-abdominal).
Ignorar a dor e outros sintomas relativos a problemas na coluna podem gerar sérias complicações. Por isso, busque o tratamento ideal. Se você mora ou está na capital de SP, já marque sua consulta com o neurologista Dr. Thiago pelos meios:
Agende sua consulta agora mesmo pelo WhatsApp!
Lembrando que as explicações aqui descritas e recomendações não substituem a análise específica de cada quadro, realizada somente pelo profissional.
Gostou de saber mais sobre o problema na coluna e seus vários diagnósticos e sintomas? Então, se aventure por outros temas do nosso blog. Aproveite!
Outros conteúdos para dor nas costas: