O tratamento para hérnia de disco dependerá de alguns fatores, como idade do paciente, causa e outras condições do quadro em específico.
Em até 90% dos casos há melhora considerável, assim como cura da hérnia de disco, contanto que o tratamento seja realizado. É possível a indicação de tratamentos mais e menos conservadores, além de que em cada uma dessas categorias existe uma vasta opção de técnicas.
O neurologista responsável pelo caso irá analisar melhor e, então, indicar o melhor tratamento para hérnia de disco. Para conhecer mais das opções, continue a leitura. 😉
Antes de falarmos sobre o tratamento para hérnia de disco, entenda um pouco mais sobre o contexto:
Os discos intervertebrais estão presentes em toda a extensão da coluna, dessa forma a hérnia de disco pode se localizar em lugares diferentes. Abaixo separamos as três principais regiões:
Identificando o local do trauma é possível que o problema seja tratado adequadamente, assim quanto mais rápido for, mais eficiente é o tratamento para a hérnia de disco.
Os sintomas mais comuns da hérnia de disco são as dores nas costas. Dependendo do local, essas dores podem se espalhar para outras partes do corpo, piorando ainda mais com os movimentos ou com o tempo. Entre os sintomas mais comuns estão:
A aparição de mais de um desses sintomas indica a necessidade de cuidados médicos urgentes.
O diagnóstico pode ser feito levando em consideração os sintomas apresentados e por meio de exames de radiografia, tomografia e ressonância magnética. Dessa forma é possível identificar onde está localizada a hérnia de disco.
Clique e marque agora mesmo uma consulta!
A dor de uma hérnia pode ocorrer de forma súbita ou ser anunciada por uma sensação de estalo na coluna. Além dos sintomas apresentados acima, as dores podem ser tão fortes que chegam a impossibilitar alguns movimentos de pacientes.
Geralmente, os casos de hérnia de disco são tratados de forma conservadora. No entanto, há estágios que necessitam de intervenção cirúrgica. Assim, os possíveis procedimentos a serem feitos, são:
Cada um desses procedimentos terá um efeito, por isso, cada quadro corresponderá a um tipo em específico. A foraminotomia cervical, por exemplo, amplia o espaço do canal espinhal. Portanto, há um alívio na compressão na medula espinhal e alívio de diversos sintomas, principalmente dor.
Já a fusão espinhal utiliza enxertos ósseos e placas metálicas para fundir vértebras, estabilizando a coluna vertebral. Também auxilia no tratamento de dor.
As cirurgias para hérnia de disco também são recomendadas com o aparecimento de sintomas neurológicos, ou seja, fraqueza no braço, perda de controle da bexiga. Acabam sendo casos com maior risco e quadro de dor aguda.
Os tratamentos para as complicações causadas pela hérnia de disco, na maioria das vezes, é feito de forma conservadora. A cirurgia só é indicada quando os pacientes não respondem ao tratamento conservador.
Por isso, outros tratamentos para hérnia de disco estão dentro da categoria de reabilitação, tanto no pré como pós-operatório. Veja quais são eles:
A recomendação desse tipo de tratamento para hérnia de disco será atrelada ao quadro específico de cada paciente. Eles podem ser indicados referente aos estágios da hérnia de disco, como agudo, subagudo e crônico, por exemplo.
Há também os tratamentos medicamentosos, dentre eles:
E, por último, ainda dentro de tratamentos conservadores, mas que são realizados com o apoio de aparelhos profissionais:
Somente o neurologista responsável pelo caso poderá informar o tratamento ideal!
A hérnia de disco possui rápida cicatrização, mas isso não significa que não requer muito cuidado. O período pode variar de paciente para paciente, no entanto, há uma alta chance de melhora considerável dentro de algumas semanas.
É bastante importante continuar acompanhando o quadro durante e após o tratamento, pois há casos em que alguns sintomas persistem, inclusive dor. O profissional deverá estar a par do desenvolvimento do paciente.
Conte com um neurologista confiável. Fale com o Dr. Thiago!
A hérnia de disco pode surgir de diferentes formas e em pessoas de diferentes idades, mas quando causada por uma consequência de práticas irregulares no dia a dia, ela pode sim ser prevenida.
Por isso, é muito importante desenvolver hábitos saudáveis, como praticar regularmente atividade física, praticar exercícios de alongamento e que fortalecem a musculatura abdominal e paravertebral, cuidar da postura corporal.
Os próprios tratamentos para hérnia de disco mencionados no decorrer desse artigo podem auxiliar no alívio da dor. No entanto, o repouso, as medicações e a fisioterapia podem ter um papel mais ativo.
Algumas dúvidas podem surgir no processo. Por isso, listamos as mais frequentes:
A coluna é composta por vértebras que contam com discos invertebrais, esses discos são formados por pequenas estruturas cartilaginosas, que tem como objetivo evitar o atrito e amortecer o impacto entre uma vértebra e outra.
Quando um deles sai do lugar os nervos da região ficam comprimidos, provocando dores, formigamentos e a perda da sensibilidade. O resultado disso é o surgimento da hérnia de disco, ou o deslocamento dessas pequenas estruturas.
Os discos intervertebrais se desgastam com o tempo, o que facilita a formação de hérnias. Esse processo desencadeia uma resposta inflamatória que se manifesta no corpo humano por meio de fortes dores no local.
Os médicos utilizam o termo hérnia para definir todo o deslocamento de órgãos e tecidos que se desprendem da sua região de origem, para outro local que não pertencem. Dessa forma os deslocamentos dos discos invertebrais foram nomeados de hérnia de disco.
Esse transtorno geralmente se manifesta na lombar, parte inferior das costas, mas também pode aparecer na região cervical e torácica. Isso porque, toda a estrutura da coluna vertebral possui esses discos.
Sim, a hérnia de disco tem cura. Porém, é essencial considerar a causa do quadro, quando trata-se de um quadro degenerativo, às vezes o tratamento não garante a cura por considerar um cirurgia de risco ou devido a inflexibilidade da região.
Gostou de saber mais sobre tratamento para hérnia de disco? Então, se aventure por outros temas do nosso blog. Aproveite!
Para saber mais ou marcar sua consulta, entre em contato com o neurologista de SP, Dr. Thiago pelos meios: