A cervicobraquialgia possui sintomas similares a doenças como hérnia de disco e problemas na coluna. Inclusive, ela pode ser causada por essas doenças quando não são tratadas, tornando-se, até mesmo, em casos graves, uma cervicobraquialgia crônica.
Com a má postura adotada no dia a dia, problemáticas na região da cervicobraquialgia, como coluna, tem se tornado cada vez mais frequente, causando mal estar e até mesmo essas dores desconfortáveis e perenes.
O paciente que convive com essa dor pode ter dificuldade de realizar atividades simples, como lavar a louça, caminhar e praticar qualquer esporte, além do próprio desconforto que causa ao mover-se.
Ficou curioso? Para saber o que é cervicobraquialgia, como cuidar, prevenir e conhecer algumas características da dor, continue com a leitura.
Se preferir, você pode falar agora mesmo com um profissional e já marcar a sua consulta.
Cervicobraquialgia se trata de uma dor na região da coluna, mais especificamente, nas vértebras cervicais (C1 a C7). Ele é caracterizada por uma dor na área do pescoço que irradia para os braços, cotovelo, antebraço, punho e mãos, seja de forma uni ou bilateral.
A dor pode variar de desconfortável a aguda, neste último caso é extremamente debilitante, já que se trata de um nervo bastante inflamado.
A cervicobraquialgia ocorre quando há a radiculopatia cervical, ou, compressão de um nervo da medula espinhal. Esse nervo, quando irritado ou comprimido, libera dor aguda, fraqueza e até mesmo dormência local (braço e mão).
A crise de cervicobraquialgia pode durar de um mês a seis semanas, quando não tratada ela pode durar até dois meses. Quando a cervicobraquialgia é crônica, as dores são mais intensas e duradouras.
A CID 10 M53 é referente à Síndrome cervicobraquial – Doenças CID-10.
A cervicobraquialgia pode se tornar grave quando não tratada, pois prejudica a qualidade de vida do paciente, uma vez que torna atividades simples em longas e difíceis.
A causa da cervicobraquialgia é a compressão de nervos na região cervical, no entanto, a cervicobraquialgia é uma dor multifatorial, assim, diversas causas estão relacionadas a causa do problema, como:
Ainda, algumas doenças e dores podem causar a cervicobraquialgia, dentre elas:
Outras doenças/dores na coluna podem ser causadas dessa forma, principalmente com a má postura. Por isso, cuide para que você evite a cervicobraquialgia e outras doenças. Invista mais no seu bem-estar e postura diária, principalmente no trabalho, automóvel e lazer.
Fatores genéricos, diários também estão inclusos nas causas da cervicobraquialgia!
Os sintomas da cervicobraquialgia dependerão de onde na coluna a raiz nervosa é comprimida, no entanto, podemos citar os 9 mais comuns:
Alguns desses sintomas são comuns a neuropatias, principalmente a periférica. O diagnóstico adequado é essencial nesse momento, para que o tratamento realizado seja efetivo e livre o paciente da dor.
Qualquer sintoma mencionado acima, consulte um médico.
O diagnóstico da cervicobraquialgia é realizado por meio de exames. Geralmente, o profissional irá entender o quadro clínico, partindo das últimas atividades, início da dor e histórico de saúde.
Feito isso, exames sensoriais, de motricidade e reflexos serão realizados. Há um exame, em específico, denominado por Manobra de Spurling, É possível realizar o exame de 6 formas diferentes, uma delas se baseia em movimentar o pescoço do paciente.
Os movimentos são chamados de extensão, lapido extensão e comprimento para compressão progressiva lenta. É imprescindível que esse exame seja realizado apenas por um profissional de saúde, caso contrário, poderá prejudicar o estado do paciente.
Além dos exames mencionados acima, para diagnosticar a cervicobraquialgia poderá ser solicitado a ressonância magnética.
Como você viu, a cervicobraquialgia possui sintomas comuns a diferentes doenças, desta forma, se você tem dúvidas vá ao especialista. Profissionais como neurologista, ortopedista e clínico geral podem te ajudar nesse momento.
A cervicobraquialgia pode, inclusive, ser um sinal de que alguma doença no paciente está se desenvolvendo ou não está sendo tratada, como problemas na coluna e tumores.
O tratamento da cervicobraquialgia irá depender do nível da dor e do quadro geral do paciente.
No entanto, o mais recomendado nesse quadro são tratamento naturais, dentre eles:
Nestas atividades, a proposta é realizar a tração cervical, corrigir a postura e reduzir a dor, neste último caso, existem aparelhos complementares para o tratamento, como a laserterapia.
Para alívio rápido, existem medicamentos prescritos, dentre eles analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes musculares, mas que devem ser utilizados simultaneamente nas práticas mencionadas acima.
Lembrando que automedicar-se nunca é a melhor opção, pois somente o profissional poderá considerar problemas de saúde já existentes com o atual e, assim, entender qual o melhor medicamento para o quadro em específico.
Sim, existe cirurgia para cervicobraquialgia, porém, esta é vista como última opção.
A concretização da cervicobraquialgia, quando bem tratado, é fisiológico, portanto, o ideal é que não exista a necessidade de uma cirurgia.
Geralmente, a cervicobraquialgia leva cerca de dois meses para ser totalmente tratada, quando não se trata de quadro crônico.
Ao ser diagnosticado com cervicobraquialgia pela segunda vez, o tratamento poderá ser mais longo que o primeiro, requerendo mais tempo para total recuperação.
Para prevenir a cervicobraquialgia, ações no dia a dia poderão ser bastante efetivas, considerando que uma das principais causas é a má-postura. Desta forma, procure:
Se você trabalha em home office ou passa muito tempo olhando para baixo na tela do celular, cuidado com essas práticas. Durante o trabalho, alongue-se, cuide para que sua visão não fique muito abaixo ou acima do computador, forçando muito o pescoço e também a visão.
A cervicobraquialgia é a uma dor causada pela compressão do nervo da região cervical, reconhecida por uma dor forte em um ou ambos os braços e/ou cotovelo.
Já a cervicalgia é o enfraquecimento dos músculos a longo prazo, também causado por má postura. É caracterizada por dor na nuca, causando dor de cabeça e formigamento no pescoço, em casos mais extremos, sintomas como tonturas também são possíveis.
Gostou de saber mais sobre o que é cervicobraquialgia, suas causas e tratamentos? Então, conheça também como tratar da lombalgia. Além disso, conheça os tipos de dor nas costas e entenda como preveni-las:
Ficar sentindo dor é definitivamente desnecessário. Por isso, ao sentir desconforto, entre em contato com um médico próximo a você. Marque sua consulta por whatsapp, é fácil e prático!