As dores na coluna são incômodos que quase todos nós já sentimos, isso porque a saúde da coluna é bastante interligada com as atividades, rotina e postura do dia a dia. Dificilmente ficamos nos corrigindo sobre a postura, não é?

É exatamente por essa relação com a rotina que o cuidado com essa dor deve ser redobrado e quando sentida, cuidada de imediato. Pode ser um sintoma de apenas uma má postura, mas também pode indicar doenças graves.

A infiltração na coluna, ou bloqueio na coluna, é o procedimento minimamente invasivo que poderá trazer alívio da dor. Desde a Grécia Antiga ele é realizado, ou seja, é uma maneira eficiente e segura de melhorar a qualidade de vida do paciente, acabando com aquele medo de passar por algo de difícil recuperação ou alto risco.

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o que é infiltração na coluna e sua recuperação, é só continuar a leitura!

Caso você esteja sentindo dor, não deixe para se tratar depois. Fale agora mesmo com o Dr. Thiago!

O que é infiltração na coluna?

Infiltração na coluna ou, como também conhecido, bloqueios na coluna é um procedimento minimamente invasivo, utilizado para aliviar a dor em pacientes com dor lombar, incluindo dor lombar axial ou mesmo a dor ciática.

As dores na coluna ou limitações causadas por elas podem prejudicar a vida profissional e social do paciente. Por isso, é sempre importante consultar o profissional e entender se a infiltração na coluna pode ser realizada considerando o seu quadro em específico.

Se você está neste conteúdo, provavelmente conhece um pouco mais sobre o que é e os sintomas da dor lombar. No entanto, se este artigo foi uma descoberta, clique aqui e saiba tudo sobre dor lombar, ou também conhecida, lombalgia.

Quanto tempo dura uma infiltração na coluna?

A infiltração na coluna pode durar até, aproximadamente, 30 minutos, e então o paciente já pode ir pra casa. No entanto, é recomendado o repouso ou diminuição das atividades por, no mínimo, 3 dias.

Todo o procedimento pode ser realizado com sedação, caso o paciente prefira.

Quais são os tipos de infiltração na coluna?

Médico segurando exames de imagens de uma coluna antes de recomendar a infiltração na coluna ao paciente.

A infiltração na coluna é um procedimento que precisa ser realizado por profissionais.

Existe diferentes tipos de infiltração na coluna, conheça alguns dos principais:

• Agulhamento Miofascial

Este tipo de infiltração na coluna envolve a identificação de nódulos miofasciais na musculatura paravertebral através da palpação manual. Estes nódulos podem desencadear dor de forma espontânea (nódulos ativos) ou apenas quando pressionados (nódulos latentes).

Para desfazer estes nódulos, usamos uma agulha fina, que pode, inclusive, ser de acupuntura. Neste procedimento, não é necessário utilizar métodos de imagens, embora o uso da ultrassonografia facilite o processo.

A ocorrência de dor lombar associada a nódulos miofasciais é muito comum, e se associa a  causas como:

• Alterações posturais;
  • Uso de colchões inadequados para dormir;
  • Fraqueza e hipotrofia da musculatura paravertebral.

Estes nódulos podem ser secundários também a quadros patológicos mais sérios, como hérnias discais, artrose das facetas e outras doenças da coluna vertebral.

• Bloqueio Peridural Transforaminal

Neste tipo de infiltração na coluna o médico realiza a introdução de uma agulha, chamado de cânula, em um foramen (buraco) intervertebral. Através deste posicionamento, é possível que o fármaco utilizado se espalhe no nervo responsável por liberar o forame. Ainda, pode-se atingir outros nervos adjacentes através do espaço peridural.

Este procedimento deve ser realizado no Centro Cirúrgico, pois necessitamos de exames de imagens auxiliares (radioscopia ou ultrassonografia) para conseguirmos um correto posicionamento da agulha com a máxima segurança ao paciente.

O caso típico para a utilização deste bloqueio é em pacientes com hérnia discal e ciatalgia. (Veja o Vídeo 1 abaixo).

• Bloqueio Peridural Caudal

Neste caso, o acesso ao espaço peridural é feito por meio de uma estrutura denominada “Hiato Sacral” e, através dela, é espalhada a medicação por intermédio de diversas raízes neurais.

O caso típico de uso deste procedimento é o paciente com estenose lombar e comprometimento de diversas raízes, sem condições clínicas de realizar procedimentos cirúrgicos mais invasivos da coluna devido a idade ou às comorbidades.

Observe na radioscopia abaixo, na posição AP, como o meio de contraste ascende através do Hiato Sacral.

Imagem de Bloqueio Peridural Caudal.

Bloqueio Peridural Caudal.

• Bloqueio Facetário

As facetas articulares são articulações que existem entre uma vértebra e outra. Estas articulações podem sofrer desgaste ao longo do tempo por diversos motivos.

Quando ocorre a “artrose” destas articulações, os pacientes começam a queixar-se de dor lombar intensa, que geralmente é pior pela manhã, logo após acordar. Neste cenário, o bloqueio facetário é uma ferramenta poderosa, pois além de aliviar a dor por período prolongado, permite ao médico identificar com precisão o local da dor.

Este procedimento também deve ser realizado no centro cirúrgico, com utilização de métodos de imagens adequados.

Saiba mais sobre esse tipo de infiltração na coluna neste vídeo feito pelo Neurologista de SP, Dr. Thiago:

• Bloqueio das Articulações Sacroilíacas

Neste tipo de infiltração na coluna, o alvo da agulha são as articulações sacroilíacas, que conectam o final da coluna na bacia. A dor nessa articulação é particularmente comum em pacientes que foram submetidos a artrose lombar que envolva S1.

O pós de uma infiltração na coluna

Após os bloqueios ou infiltração na coluna, geralmente ocorre melhora considerável do quadro doloroso. Esta melhora costuma durar por até 3 meses

Estes bloqueios podem ser utilizados com finalidade diagnóstica, o chamado bloqueio teste; ou com finalidade terapêutica, em que se é possível repetir estes bloqueios por quantas vezes forem necessário.

Há efeitos colaterais após a infiltração na coluna?

Pode ocorrer de o paciente sentir uma dor local por até 3 dias. Em casos bastante raros, é possível sentir dor de cabeça, ter infecção e sangramento, porém, como dito, não são normais.

Em caso de qualquer sintoma diferente do prescrito pelo profissional, volte a procurá-lo.

Qualquer dúvida ou sintoma, chame o Sr. Thiago no whatsapp e marque uma consulta.

Qual a diferença entre infiltração na coluna e as Rizotomias na Coluna?

Utilizamos o termo Rizotomia para descrever uma lesão da raiz neural. Apesar disso, na prática clínica, o termo rizotomia na coluna geralmente é utilizado para descrever a denervação percutânea das facetas articulares.

Este procedimento é realizado através de uma cânula de radiofrequência. Basicamente, o médico realiza lesões nos nervos responsáveis pela sensibilidade dolorosa das facetas articulares.

Na chamada “Rizotomia na coluna” , a lesão da inervação sensitiva das facetas articulares gera uma resposta mais duradoura, em termos de controle da dor.

Com isso, entendemos que a infiltração na coluna é um tipo de Rizotomia.

Quais as alternativas em relação ao tratamento da dor lombar?

Para mantermos ou restaurarmos a saúde de nossa coluna, a principal medida é o controle do peso associado a manutenção de massa muscular adequada na coluna.

Para tanto, a alimentação saudável associada à prática regular de atividades físicas é mandatória. Pacientes que apresentam sobrepeso ou obesidade e são sedentários, apresentam risco elevado para desenvolvimento de dores lombares.

No caso de pacientes que já apresentam o quadro de dor lombar, o passo mais importante no tratamento é a adequação da dieta e, sob orientação de profissional competente, início de atividades físicas.

Gostou de saber sobre o procedimento da infiltração na coluna? Conheça mais sobre os termos e demais dores da coluna, dê uma olhadinha no blog.

Agora, se você deseja marcar sua consulta e, também, realizar esse procedimento e livrar-se da dor, então clique aqui!