Você já imaginou que mascar chiclete ou ler um livro pode ser algo perigoso? Até certo nível, podemos dizer que sim. Isso porque se feito de forma errada, pode gerar a cervicalgia.
A famosa dor na cervical, ou torcicolo, é uma dor comum a muitos, pois ela pode ser causada por uma série de fatores, desde má postura a sinais de doenças que precisam de ainda mais atenção.
A região cervical é responsável por proteger a medula espinhal e oferecer sustentação ao crânio. É muito importante que esse funcionamento ocorra bem, sem causar e/ou sofrer tensão muscular ou algum tipo de trauma, caso contrário o incômodo pode ser intenso.
Para saber mais sobre o que é cervicalgia, seus sintomas e tratamentos, continue a leitura. 🙂
Caso prefira falar direto com um médico, é só clicar aqui!
A dor cervical, também conhecida como cervicalgia, é uma dor característica no pescoço, geralmente na parte de trás do membro. A sensação é praticamente a mesma que a do torcicolo.
A cervicalgia pode ser sentida como dor ou rigidez. É possível, ainda, a depender da causa, que a dor cervical irradie para os ombros e braços.
É normal que adultos e idosos a sentem por um tempo limitado, de até 3 dias, sem automassagem e relaxamento, após um dia estressante ou depois de permanecer em uma postura errada por um tempo.
No entanto, caso perdure é um sinal mais emergente de que algo pode estar errado. Algumas doenças apresentam esta dor como sintoma de alguma doença, por isso, é importante ir a um especialista e realizar o diagnóstico de forma adequada.
Ok, você já entendeu brevemente o que é a cervicalgia, mas o que é a região cervical?
A região cervical é composta pelas primeiras sete vértebras do corpo humano, sendo elas: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2), Vértebra Cervical 3 (C3), e assim sucessivamente até C7. Na imagem abaixo é possível visualizar:
Assim, ela se inicia bem abaixo do crânio e vai até o topo da coluna torácica. Para ficar mais fácil de entender, ela vai até a sua clavícula.
A coluna cervical tem, basicamente, o formato da letra C invertido e é bastante articulável.
A cervicalgia tensional pode ser causada por problemas emocionais, como ansiedade, estresse e cansaço.
A dor cervicalgia tensional pode incomodar bastante nas regiões da nuca e na parte de trás do pescoço. É comum que a dor desapareça no passar do dia.
Caso a dor permaneça por dia, deve ser procurado um médico. Há a possibilidade de ter sido desenvolvida uma cervicalgia crônica ou alguma doença que requer um tratamento ainda mais emergente e, consequentemente, mais certeiro.
Se você está sentindo qualquer incômodo, fique com a consciência tranquila. Marque já a sua consulta com o neurologista e realize o tratamento e diagnóstico adequado!
A cervicalgia pode ser causada por diversos fatores, dentre eles temos:
Se você trabalha em home office ou passa muito tempo olhando para baixo no celular, provavelmente já sentiu essa dor. Isso porque ela pode estar diretamente vinculada à postura.
Por isso, a sugestão é manter a cabeça abaixada, no máximo, 12 graus, onde não será colocado tanto peso sobre o pescoço. Falaremos mais abaixo algumas dicas para prevenção da cervicalgia.
Seja por condicionamento emocional ou físico, a tensão muscular pode ser uma das razões para a dor cervical.
No caso do físico, o tópico acima contempla bem, no entanto, no emocional, questões como estresse, ansiedade e depressão podem gerar essa tensão, levando a cervicalgia, já que, inconscientemente, colocamos um peso maior nos ombros, mandíbula e pescoço.
O trauma por si só será responsável por gerar dor ao local. O ferimento pode ser tanto exposto quanto interno, neste caso, o tratamento pode ser diferente, assim como os sintomas e o quadro num geral.
A cervicalgia causada por articulações desgastadas é mais comum em idosos que já possuem problemas na cervical, como artrose cervical. Outros sintomas poderão acompanhar este quadro, como a dor de cabeça.
A cefaléia, inclusive, é uma dor que geralmente acompanha uma série de doenças. Fique de olho nela também!
Sedentarismo, esforços repetitivos, problemas dentários e velhice também são causas da cervicalgia.
Além dessas origens, como mencionamos, é possível que a dor cervical seja sintoma de alguma doença. Veja abaixo!
Algumas doenças causam dores como cefaléia, lombalgia e formigamentos. Mas neste caso, quais doenças podem, também, causar a dor cervical? Veja as 3 principais:
Não é tão comum, mas a hérnia de disco pode causar a dor cervical, pois quando o disco pressiona os nervos que passam na coluna cervical, gera dor constante. É comum que com a cervicalgia outros sintomas apareçam, como formigamentos e dor em outros locais na coluna vertebral.
Clique e saiba tudo sobre hérnia de disco
A osteofitose é a consequência de quando uma vértebra cresce de forma exagerada ou incorreta, comprimindo os nervos da coluna. Com isso, dores como a cervicalgia, lombalgia e outros sintomas como perda da força podem aparecer.
Dificilmente o paciente não saberá que tem a osteofitose, uma vez que esta doença vem acompanhada de um saliência na coluna.
A estenose cervical é mais comum em idosos (acima dos 45), porém, também pode acometer adultos (20 a 45 anos). Essa doença trata-se, basicamente, do estreitamento do canal da medula na região das vértebras cervicais, logo, é natural que a cervicalgia também seja sentida.
Os tipos de cervicalgia são 3:
Além da dor localizadas, os sintomas comuns a cervicalgia, são:
Em casos mais graves, o paciente que está com cervicalgia pode sentir:
Em todo caso, esses sintomas são comuns por, no máximo, 3 (três) dias. E, ainda, não são impactantes. Portanto, se o caso apresenta situações diferentes dessas, o mais indicado é buscar um profissional.
Clique aqui e marque agora sua consulta!
Existem outras doenças que causam os mesmos sintomas, da uma olhadinha:
O desgaste na cervical possui sintomas bem semelhantes aos mencionados acima. Mas neste caso podem se destacar:
A cervical inflamada pode ser notada pela dor local, rigidez e o comumente conhecido torcicolo. Também pode causar uma dor que irradia para braços e ombros.
O diagnóstico da cervicalgia deverá ser realizado por um profissional. É normal que antes de qualquer exame de imagem, algumas perguntas sejam realizadas, como o histórico de dor, histórico de saúde, rotina e alguns problemas hereditários.
E, feito isso, um exame físico, testando a musculatura do membro,
Por fim, alguns exames de imagens poderão ser solicitados para ter a certeza de qual o quadro em específico. Os principais são:
Marque sua consulta com um profissional. Entenda qual o seu quadro!
Os possíveis tratamentos para cervicalgia irão depender do grau dos problemas na cervical, o histórico familiar e o histórico médico.
O profissional pode recomendar diversos tratamentos simultaneamente, sendo:
Massagens, compressas quentes e relaxamento podem ser uma sugestão para alívio rápido. A mudança de colchões, travesseiros e cadeiras também são ótimas opções para melhorar e prevenir a dor na coluna cervical, mas neste caso, seria a longo prazo.
Alongamentos e atividades físicas são essenciais.
Raramente as cirurgias são indicadas em caso de cervicalgia. Somente se a dor cervical seja também um sintoma de alguma doença que detenha essa necessidade, como hérnia de disco ou tumor no local.
Para evitar a dor cervical causada por má postura e estresse, por exemplo, é simples: basta:
Realizando essas atividades, você consegue evitar uma série de outros problemas na cervical e em outros locais da coluna, como a estenose lombar.
Segue ainda algumas dicas de ergonomia:
A cabeça deve estar alinhada com a coluna e sempre paralela à cama. Preencha o espaço de trás, que sobrou da cama, com um travesseiro para que o pescoço fique relaxado, ou seja, sem fazer nenhum esforço. Dormir de bruço, por exemplo, pode forçar o pescoço a ficar pressionado.
O ideal é que sua postura seja reta, com o pescoço não flexionado para frente. A cadeira e o monitor precisam estar na altura adequada do seu corpo, para que não seja necessário nem olhar para cima e nem para baixo enquanto o utiliza.
Invista em ferramentas que irão ajudar na ergonomia no trabalho, como apoio para notebook, apoio para pés e mouse com rolagem dos lados.
Se você passa muito tempo no trânsito com certeza sente a dor cervical. Por isso, é necessário otimizar o seu banco, para que ele fique perto dos pedais.
Para saber mais sobre ergonomia no trabalho e em geral, veja este artigo que preparamos para você!
Gostou de saber mais sobre o que é cervicalgia, seus sintomas e tratamento? Então, aproveite que você já sabe algumas dicas de ergonomia e não esqueça de compartilhar com os seus amigos.
Para saber mais sobre o que o neurologista trata, dê uma olhadinha no nosso blog.
Agora, para marcar sua consulta com o profissional, clique no link abaixo. É rápido e fácil!