As dores na coluna podem, muitas vezes, ser solucionadas com práticas mais saudáveis no dia a dia, melhorando pontos como alimentação, ergonomia e prática de exercícios físicos.
Mas nem sempre essas ações ajudam, na verdade, elas podem prejudicar o quadro do paciente.
Há diferentes problemas que envolvem a área da coluna, variando as causas, sintomas e diagnósticos. Assim, para cada caso em específico, um especialista em coluna poderá tratar melhor. Mas, como saber e comparar as opções?
Condições como hérnia de disco podem se tornar crônicas e quanto mais demorado o processo até o tratamento, mais risco o paciente corre. Por isso, é importante encontrar o profissional adequado, analisar as avaliações e optar o mais rápido possível pelo tratamento ideal para você!
Conheça um pouco mais suas opções de especialista em coluna no artigo abaixo!
Boa leitura. 🙂
O especialista em coluna está apto para realizar diagnósticos e receitar o tratamento adequado para cada paciente em específico. É possível que o especialista em coluna também realize cirurgias, se possuir a especialização certificada para isso.
O profissional a ser escolhido dependerá dos sintomas, causa e diagnóstico do paciente.
O médico especialista em coluna pode ser:
*Sistema locomotor: ossos, ligamentos, articulações e músculos.
Como você percebeu, cada área da medicina possui sua especialidade e caracterização. O reumatologista, por exemplo, trata das doenças inflamatórias nos músculos e tendões.
Já o neurocirurgião trata de todo sistema nervoso central, mas não o limite apenas para tratamento cerebral. Alguns neurocirurgiões se especializam ainda mais em doenças e lesões na coluna, se tornando um especialista em coluna, como é o caso do Dr. Thiago.
Saiba mais sobre a função do neurologista em poucos minutos!
É importante buscar o profissional adequado para que, além de obter sucesso no tratamento da dor, o paciente não fique confuso e com risco de consequências devido ao longo processo de procura.
Opte sempre pelo profissional que pode realizar um diagnóstico completo, descobrindo se o problema é ou não uma questão de coluna.
Também, fique atento pois muitas doenças, como Espondiloartrose e Neuralgia do Pudendo, possuem dor na coluna como um sintoma frequente, mas requerem outro tratamento.
O especialista em coluna que pode realizar cirurgia são:
O neurocirurgião especialista em coluna poderá avaliar o caso e então descartar ou tratar a patologia a partir de métodos cirúrgicos. Algumas das patologias que o neurocirurgião de coluna trata, são:
Além disso, os possíveis tratamentos realizados por ele podem ser:
Para conhecer mais sobre o trabalho do neurocirurgião de SP, clique aqui!
Você já conheceu um pouco do trabalho do ortopedista e neurologista quando o assunto é especialista em coluna. Mas, é possível que algumas dúvidas possam ter surgido sobre a diferença de cada uma dessas áreas e quando procurar cada profissional.
Ainda que aparentemente semelhantes, a formação profissional de cada um deles apresenta particularidades bastante específicas sobre o tratamento de doenças da coluna. Veja um pouco mais sobre o assunto:
De modo geral, ambos podem realizar um diagnóstico, porém, é indicado procurar pelo profissional especialista em coluna certificadamente.
O neurologista. Por que? Simples! A hérnia de disco ocorre com o rompimento na área dos discos vertebrais, podendo comprimir a medula óssea. Com o avanço da doença, os nervos, principalmente periféricos, são pressionados, gerando forte e incapacitadora dor do quadril e das pernas.
Para que a hérnia de disco não se torne uma patologia crônica, é muito importante que seja tratada considerando as raízes iniciais e prevenindo a piora.
Gostou de saber mais sobre o especialista em coluna? É possível que algumas dúvidas tenham ficado para trás. Confira se a sua está presente em algum dos tópicos abaixo.
Os médicos que, devido ao estudo específico, poderão melhor tratar da hérnia de disco são: o neurocirurgião e o ortopedista.
Tanto o ortopedista como o neurologista podem tratar dessa condição, contanto que seja um especialista em coluna.
O médico especialista em coluna pode cuidar da lombar. Há diferentes condições patológicas na área da lombar, como lombalgia, a própria dor lombar e a estenose lombar. Assim, o neurologista ou o ortopedista podem tratar.
Verifique com seu médico de confiança e compare os tratamentos sugeridos.
Minha dúvida não foi contemplada. O que devo fazer?
Você pode comentar aqui mesmo no blog, mas se preferir falar diretamente com um profissional, fala com o Dr. Thiago no whatsapp e agende sua consulta para melhor diagnóstico e tratamento.
O melhor médico especialista em coluna é aquele que possui habilidade e cuidado o suficiente para cuidar do quadro do paciente. No entanto, considerando os pontos mencionados no texto, o melhor especialista em coluna é o neurocirurgião e o cirurgião ortopedista.
Dica extra: jamais se esqueça de consultar o registro profissional. No caso do neurologista, ele deve possuir o título de Especialista em Neurocirurgia (SBN ou ABN), sendo registrado legalmente junto ao CRM (Conselho Regional de Medicina).
Usamos o exemplo do neurologista, mas sempre para toda a área e especialização.
Além disso, busque conhecer mais sobre o trabalho do profissional escolhido e verifique se o formato de atendimento corresponde ao seu estilo. Aqui, disponibilizamos algumas experiências para que você já conheça o Dr. Thiago antes mesmo de realizar a sua consulta.
Gostou de saber mais sobre qual o nome do médico especialista em coluna e outras curiosidades? Então, não deixe de conhecer outros conteúdos do nosso blog.
Aproveite e livre-se daquelas dores que te chateiam e prejudicam a qualidade de vida. Marque sua consulta em apenas um clique!