O corpo humano possui 4 curvaturas importantes na coluna, e cada uma delas possui sua funcionalidade e com a cifose não é diferente. Sua curvatura não impacta esteticamente, exceto quando apresenta-se acentuada, gerando a corcundez.
Portanto, quando ultrapassa o limite comum de até 45 graus, a cifose pode indicar sérios problemas, como a hipercifose ou até mesmo o agravamento de doenças neuromusculares.
Para conhecer mais sobre o que é cifose, sintomas, tratamentos e algumas dicas, continue a leitura!
Para se adiantar e já marcar sua consulta, clique aqui!
Cifose é uma curvatura natural da coluna, ela é caracterizada como uma “curva para frente”. Quando não ultrapassa os limites de 20 a 45 graus, é considerada comum, portanto, a cifose não é considerada uma patologia.
Se você parar para analisar as pessoas ao seu redor, perceberá que todos possuem a cifose. Isso porque essas curvas na coluna auxiliam no equilíbrio do corpo e flexibilidade de movimentos, como o do pescoço. Ou seja, sem pânico, todo mundo possui!
No entanto, quando a curvatura na coluna é acentuada, geralmente acima de 60 graus, a condição passa a ser vista como patologia, nomeada por “hipercifose” ou “dorso curvo”. Veja abaixo uma imagem demonstrativa:
Também, ainda que raro, a curvatura exagerada também pode indicar a doença de Scheuermann, mais frequente em jovens em período de crescimento causado pela deformidade da curvatura da coluna vertebral. Falaremos mais sobre as consequências no decorrer do conteúdo!
A coluna humana possui mais de uma curvatura e a cifose torácica, é uma delas. Neste caso, a cifose torácica é caracterizada pela curvatura para trás, no sentido ântero-posterior da região torácica.
Existem outras três curvaturas da coluna, são elas:
Visualize as curvaturas de cifose e lordose mencionadas:
Quando a parte côncava fica voltada para trás, ou seja, no posterior da cervical e da lombar, ela é chamada de lordose. Assim, quando a parte côncava fica voltada para frente, ela é nomeada de cifose. Veja na imagem abaixo:
Curiosidade: as curvaturas primárias (cifose) são formadas ainda na gestão, já as secundárias (lordose) se formam a partir do momento em que o paciente pode se sentar e ficar em pé.
A principal causa da cifose é a má postura, podendo ser nomeada de cifose postural.
No entanto, algumas doenças geram um sintomas bastante semelhante à hipercifose, ou seja, a cifose exagerada. Algumas dessas condições, são:
Além disso, o próprio desgaste natural dos ossos pode causar a cifose acentuada, por isso, é bastante frequente em pacientes com mais de 60 anos de idade, principalmente em mulheres.
Há ainda, a possibilidade do paciente possuir outras condições médicas na coluna, como artrose. Busque acompanhamento de um especialista em coluna para obter um diagnóstico e tratamento para a cifose adequado.
Como mencionamos, a principal causa é a má postura, portanto, aquele que possui uma vida sedentária, possui postura incorreta para diferentes atividades do dia, principalmente por horas no trabalho, e ainda não se alimenta corretamente, então essa pessoa possui uma predisposição para cifose.
Em casos de doenças que geram a corcundez ou dor na coluna como sintoma, é importante realizar o diagnóstico e o tratamento para evitar a piora dos sintomas, assim como evitar consequências.
Para evitar a cifose acentuada e/ou a piora de um quadro simples de coluna, clique aqui!
Geralmente, a cifose acentuada ou hipercifose não apresenta muitos sintomas. As maiores queixas podem vir de uma questão estética, que é o que muitos chamam de corcundez.
No entanto, é possível que a condição gere consequências, como:
Isso porque quando muito avançado, o quadro de cifose acentuada pode afetar nervos que passam pela coluna vertebral.
Observação: os sintomas podem se intensificar quando o paciente está sentado.
A cifose pode causar algumas patologias já mencionadas aqui antes. Conheça mais sobre elas:
A corcunda postural, ou cifose postural acentuada, pode ser diminuída com a correção da postura e fortalecimento das costas a partir de atividade físicas e esportes.
Falaremos mais detalhamento sobre como corrigir cifose e exercícios para cifose. Continue com a leitura! 🙂
Para identificar a cifose será necessário ir ao especialista em coluna e lá realizar alguns exames físicos e de imagem, como a radiografia panorâmica.
Quando a cifose é postural, não há alteração óssea. No entanto, em casos como a doença de Scheuermann a vértebra fica achatada, mostrando no exame a forma de trapézio formado no local.
Você pode fazer um teste em casa antes de ir ao médico e obter o tratamento para cifose correto. Para isso, peça ao paciente que, em pé, posicione os pés juntos e se incline para frente.
Se ele possui uma cifose, uma curvatura acentuada irá se formar, como na imagem abaixo:
O grau normal da cifose dorsal varia entre 20 a 45 graus.
O tratamento para cifose acentuada, ou hipercifose, pode variar conforme o quadro, assim é considerado o histórico de saúde, familiar e o próprio nível da doença.
Em curvaturas entre 45 e 50 graus, os possíveis tratamentos, são:
Em cifose com curvaturas de mais de 60 graus, os tratamentos adicionais são:
Ainda, se tratando de uma cifose postural, a correção da mesma em conjunto com atividades físicas e a alimentação adequada, pode solucionar o quadro.
Cada caso é um caso e somente o médico especialista em coluna poderá considerar todos os pontos e indicar o tratamento correto.
Para marcar sua consulta agora mesmo, clique aqui!
Ponto de atenção: ao não ser tratada, a cifose pode evoluir para um quadro clínico. Uma das consequências pode ser a paralisia dos membros inferiores, no caso da doença de Scheuermann. Por isso, consulte o profissional.
Os exercícios para cifose possuem diversas finalidades, como fortalecer a região da coluna. É muito importante buscar a ajuda de um profissional fisioterapeuta para isso, ok?
Com isso, vamos a 3 exercícios para cifose para fazer em casa:
Além desses exercícios, adote o alongamento a sua rotina pelo menos 1x ao dia.
É possível prevenir a cifose em alguns casos ou então controlar a evolução da condição, para isso, é preciso consultar o médico o mais breve possível.
Aproveite e coloque em prática também algumas atividades que mencionamos aqui, como ergonomia, alimentação adequada e atividades físicas.
Gostou de saber mais sobre o que é cifose? Então, aproveite para conhecer um pouco mais do trabalho do especialista em coluna, Dr. Thiago.