Hiperlordose é uma condição irregular e excessiva da coluna. Ela pode prejudicar a região lombar ou cervical do paciente. E, embora tenha cura, sem o tratamento pode gerar consequências permanentes, devido ao desenvolvimento de doenças complementares, como a hérnia de disco.
Para saber mais sobre o hiperlordose cervical e lombar, seus sintomas e tratamentos, continue a leitura. Durante o texto você poderá marcar sua consulta com um neurologista qualificado. 😉
Boa leitura!
Hiperlordose é uma curvatura irregular e excessiva da coluna vertebral. É ainda mais comum que seja uma curvatura localizada na lombar, no entanto, também pode aparecer em outras regiões da coluna, gerando diminuição considerável da mobilidade, além de dor.
A hiperlordose pode ser explicada por duas formas, como uma anteversão pélvica, por desequilíbrio e enfraquecimento de músculos abdominais e glúteos (hiperlordose lombar) ou uma proeminência na cabeça (hiperlordose cervical).
Geralmente, é considerada uma deformação hiperlordose quando a curvatura atinge um ângulo maior que 60º na coluna lombar e 40º na cervical. Existem variações quanto a esses valores, por isso, realize exames para entender o seu quadro em específico.
Marque sua consulta em apenas um clique!
A hiperlordose é perceptível quando a coluna se apresenta de duas formas, principalmente:
Veja imagens abaixo:
Curiosidade: A lordose é uma curvatura normal da coluna vertebral do corpo humano. É por meio dela que as cargas são melhor distribuídas em toda a coluna. No entanto, passa a ser um quadro clínico quando a curvatura está exagerada em determinadas localizações.
A principal diferença entre a hiperlordose e a hipercifose se resume na localização da curvatura irregular exagerada. Enquanto a hiperlordose está concentrada na região lombar, a hipercifose está localizada na região cervical.
Os sintomas também tendem a variar pelo mesmo motivo, enquanto a hiperlordose apresenta dores no fundo das costas, os sintomas de hipercifose se manifestam próximo ao pescoço.
As principais causas da hiperlordose estão associadas a diferentes fatores, dentre eles, doenças ainda mais graves. Confira abaixo as 9 principais causas:
Como muitas doenças de coluna, a hiperlordose lombar e cervical são mais comuns em mulheres. Alguns pesquisadores indicam que devido às ocupações e lazeres, mas ainda não se sabe a verdadeira razão do fator de risco.
Durante a gravidez, a barriga pode crescer até, aproximadamente, 40 cm, causando alterações na coluna, principalmente, no aumento da curvatura lombar, gerando a hiperlordose ou lombalgia.
Além disso, hormônios como relaxina e estrógeno fazem com que exista uma frouxidão nos ligamentos da coluna e da bacia. Todas essas e outras mudanças são preparações naturais do corpo da gestante para a hora do parto.
Assim, gestantes que antes já apresentavam queixas de dor na lombar, provavelmente terão os sintomas intensificados. É preciso acompanhar e verificar o que é comum e o que deixa de ser natural.
Realize consultar periódicas com um neurologista. Clique aqui!
Os sintomas da hiperlordose pode variar conforme a localização, como lombar ou cervical, histórico de saúde do paciente e outros fatores. Num geral, os principais sintomas da hiperlordose lombar e cervical, são:
Hiperlordose Lombar:
Hiperlordose Cervical:
Há casos de hiperlordose em mulheres em que um dos sintomas é o aumento das celulites nos glúteos e nas partes inferiores das pernas, devido a dificuldades venosas e linfáticas.
O diagnóstico da hiperlordose pode ser realizado por neurologistas e ortopedistas, quanto aos exames solicitados para comprovação do quadro, podem ser bastante semelhantes, então:
Quanto antes diagnosticado, maior é a chance de tratamento.
Fale agora mesmo com um neurologista de SP!
Existem diferentes opções de tratamento para hiperlordose, no entanto, cada quadro requer um tipo diferente. Confira os principais tratamentos:
Legenda: Os procedimentos cirúrgicos devem ser realizados sempre por um profissional especializado
Em casos de agravamento da hiperlordose lombar ou cervical, como a distrofia muscular e o comprometimento neurológico, pode ser indicado o tratamento cirúrgico. Também em casos em que os tratamentos acima não se mostrarem eficazes.
O principal objetivo da cirurgia para hiperlordose é proporcionar alívio da dor, pois aproxima a colunado eixo central a qual pertence; e impedir que o quadro continua se desenvolvendo, gerando mais sequelas.
A hiperlordose lombar e cervical possuem alta chance de cura, no entanto, seu desenvolvimento sem tratamento pode gerar consequências graves, que irão prejudicar a qualidade de vida do paciente.
O quadro de hérnia de disco, espondilolistese e outros problemas de coluna são exemplos frequentes de consequência de uma hiperlordose não tratada.
Para obter o tratamento adequado, clique aqui!
Existem algumas maneiras de corrigir e, até mesmo, evitar a hiperlordose lombar e cervical. Conheça algumas delas:
Alguns exercícios podem ser realizados, com a ajuda de um profissional, como complemento ao tratamento de hiperlordose lombar e hiperlordose cervical, veja quais são eles:
Há cura para hiperlordose, mas melhor ainda é não sofrer com os sintomas. Confira abaixo 4 formas de evitar a hiperlordose e aplique no seu dia a dia:
A obesidade é um grande fator de risco para, principalmente, a hiperlordose lombar. Portanto, cuide do seu corpo e sua saúde para que sua qualidade de vida seja boa a longo prazo.
Gostou de saber mais sobre o que é hiperlordose lombar e hiperlordose cervical, além do sintoma e tratamentos? Então, se aventure por outros temas do nosso blog. Aproveite!
Para saber mais ou marcar sua consulta, entre em contato com o neurologista de SP, Dr. Thiago pelos meios: