O cérebro é o centro do pensamento, memória, controle, emoção e vários outros processos referentes à capacidade humana. Os nervos cranianos, enviam e recebem mensagens transmitidas pelo cérebro e o restante do corpo.
Essas mensagens transmitem informações que ajudam a coordenar os sentidos e o funcionamento dos órgãos internos. As principais áreas do cérebro incluem os hemisférios cerebrais, os gânglios basais, o cerebelo e o tronco cerebral.
Quando o tumor no cérebro ocorre, afeta todas essas áreas e interfere diretamente na capacidade motora do corpo humano.
Os sintomas do câncer no cérebro dependem do tamanho, da velocidade de crescimento e da localização do tumor. Esse problema é mais comum em pessoas acima dos 60 anos, no entanto os tumores cerebrais podem surgir em qualquer idade.
Independente da idade o tumor no cérebro, afeta toda a capacidade cognitiva e entre os principais sintomas estão:
Na presença de um ou mais sintomas, deve-se procurar um urologista para que exames mais específicos de diagnóstico sejam realizados. Vale ressaltar que esse sintomas também podem ser sinais de outras doenças.
Dessa forma, apenas exames como ressonância magnética e tomografia computadorizada serão capazes de apresentar um diagnóstico preciso. Quanto mais rápido for o reconhecimento das causas, mais eficiente será o tratamento do tumor no cérebro.
As causas dos tumores cerebrais ainda são desconhecidas, dessa forma dificultando formas de prevenção. Pesquisadores e neurologistas indicam que a origem se dá quando genes específicos nos cromossomos de uma célula estão danificados e não funcionam mais.
Além disso, pesquisas recentes mostram que possíveis alterações genéticas podem causar síndrome hereditárias ligadas ao surgimento de um tumor no cérebro.
O tratamento para o tumor cerebral varia de acordo com vários fatores, como por exemplo, o tamanho, o grau de desenvolvimento e o tipo, isso sem contar da possível progressão da doença para outras partes do sistema nervoso. De acordo com os oncologistas os tratamento mais adequados para o tumor no cérebro, são:
A quimioterapia é o tipo de tratamento mais comum para todos os tipos de câncer, inclusive os que surgem na cabeça. Esse método consiste na aplicação direta de medicamentos na veia, o processo é realizado por meio de um cateter que tem como principal objetivo acabar com a célula que provocou o tumor no cérebro.
No entanto, a quimioterapia não é capaz de diferenciar as células tumorais das saudáveis. Assim, o paciente apresenta grandes efeitos colaterais durante o tratamento, entre eles náuseas, vômitos, cansaço e quedas de cabelo. As aplicações são realizadas dentro de um intervalo para que as células saudáveis possam se recuperar.
A radioterapia é usada para tratar o tumor no cérebro com a aplicação de feixes de radiação emitidos por máquinas. Dessa forma, a radiação age diretamente no local do câncer, matando aos poucos as células cancerígenas.
O tempo de tratamento é diferente para cada tipo de câncer e o médico radioterapeuta é quem indica as sessões e a dose da radiação em cada uma delas. Náuseas, vômitos e fadiga são os efeitos colaterais mais comuns.