A polineuropatia é uma condição neurológica complexa que afeta múltiplos nervos periféricos, resultando em uma variedade de sintomas que impactam a qualidade de vida dos pacientes.
Neste post, exploraremos o que é a polineuropatia, suas causas, tipos, sintomas característicos e estratégias de tratamento. Boa leitura! 🙂
Polineuropatia é uma condição médica de origem crônica e inflamatória caracterizada pelo comprometimento simultâneo de múltiplos nervos periféricos e raízes nervosas, diferentemente na mononeuropatia, que atinge apenas um nervo.
Portanto, é causada uma disfunção simultânea e que evolui lentamente. Inclusive, ela pode ser classificada conforme o tempo de evolução.
A polineuropatia pode resultar em uma variedade de sintomas motores e sensitivos, como fraqueza muscular, dormência, formigamento e dor, uma vez que são os nervos periféricos responsáveis pela transmissão de informação entre o sistema nervoso central e o restante do corpo.
A polineuropatia possui várias possíveis causas, ainda que a mais comum seja a polineuropatia diabética, ou Diabetes Mellitus – tipo 2 e descontrolada, devido ao alto nível de glicose no sangue ao longo que, com o tempo, danifica os nervos.
Para pacientes que possuem diabete, é de extrema importância estar atento aos nervos, já que a doença causa também mononeuropatia e mononeuropatia múltipla.
No entanto, outras causas comuns são:
Além disso, práticas do dia a dia também podem potencializar ou causar a polineuropatia, dentre eles vemos o alcoolismo e medicamentos bastantes específicos, como antibióticos, quimioterápicos e anticonvulsivantes.
No quadro da polineuropatia esteja atento, considere condições inflamatórias, infecciosas, hereditárias etc. Consulte um profissional e entenda o quadro de saúde perfeitamente.
Fale com o Dr. Thiago, neurocirurgião em SP
Aqui, explicaremos 5 tipos de polineuropatia, suas causas e sintomas. Veja as diferenças entre eles e a relação com as causa mencionadas acima:
Se desenvolve de maneira súbita e rápida. Pode ser causada por várias condições, incluindo infecções, toxinas ou reações autoimunes.
Os sintomas surgem rapidamente e podem incluir fraqueza, dormência, formigamento e, em casos graves, paralisia. A gravidade pode variar de pessoa para pessoa.
Similar à polineuropatia aguda, a simétrica envolve o comprometimento simultâneo de múltiplos nervos periféricos, com sintomas que afetam ambos os lados do corpo de forma bastante semelhante.
Pode ser desencadeada por infecções virais, reações autoimunes ou exposição a toxinas.
Caracteriza-se por danos crônicos à mielina, a camada isolante que envolve os nervos. Assim, a condução nervosa é prejudicada.
Os principais sintomas deste tipo são mais musculares e sensoriais, como fraqueza muscular, dormência, formigamento e problemas de coordenação. A evolução da condição é geralmente mais lenta em comparação com formas agudas.
Neste caso, há danos crônicos às fibras nervosas (axônios), afetando a transmissão de sinais entre os nervos periféricos e o sistema nervoso central.
Geralmente, os sintomas incluem fraqueza progressiva, perda de sensação e problemas motores. Pode ser associada a condições como diabetes ou deficiências nutricionais.
Trata-se de uma condição hereditária na qual proteínas anormais (amiloides) se acumulam nos tecidos e órgãos do corpo, incluindo os nervos periféricos.
Pode resultar em disfunção progressiva dos nervos, levando a problemas motores, sensoriais e autonômicos. A doença é causada por mutações genéticas transmitidas de geração para geração.
Cada tipo de polineuropatia possui características distintas em termos de causa, sintomas e evolução. O diagnóstico e o tratamento específicos dependem da identificação correta do tipo de polineuropatia, que deve ser realizado com um neurocirurgião.
Ao explicarmos os tipos de polineuropatia, mencionamos uma série de sintomas que se manifestam em cada quadro específico, por isso, aqui você encontrará os principais e gerais sintomas crônicos e/ou agudos do quadro:
É possível que os sintomas se manifestam bilateralmente simétricos e predominantemente distais atingindo ambos os pés e/ou mãos, ou seja, potencializa ainda mais a sensação e o desconforto de quem sofre com a doença;
Lembrando que os sintomas da polineuropatia poderão variar de intensidade, duração e resposta ao tratamento conforme a extensão e gravidade do dano nervoso.
Fale com um profissional e trate esse desconforto. Clique aqui!
O diagnóstico da polineuropatia geralmente envolve uma coleta ampla. Incluindo:
Quanto antes diagnosticado e tratamento, mais eficaz são os resultados.
O tratamento para polineuropatia irá depender de alguns fatores, como tipo, causa subjacente, histórico de saúde e gravidade do quadro. Em alguns tratamentos, é indicado anteriormente o controle de condições subjacentes e depois a polineuropatia, por exemplo.
Dentre os principais tratamentos para polineuropatia estão:
Em situações em que há disfunção autonômica, podem ser prescritos medicamentos para controlar sintomas como hipotensão ortostática, disfunção gastrointestinal e problemas urinários.
Além disso, o acompanhamento regular com profissionais de saúde é essencial para monitorar a progressão da polineuropatia e ajustar o plano de tratamento conforme necessário.
Agende sua consulta agora mesmo
Se você procura um médico especializado em neurologia em São Paulo que seja capaz de contribuir para o bem-estar do paciente de maneira efetiva, proporcionando um tratamento focado e individualizado, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Thiago Rodrigues.
O Dr. Thiago, neurocirurgião em SP, possui certificados nacionais e internacionais na área da neurologia para oferecer um atendimento de excelência para seus pacientes. Caso queira fazer uma avaliação, clique neste link!
Saiba tudo sobre o Thiago, conheça o profissional adequado para seu tratamento
Ignorar a dor e outros sintomas pode gerar sérias complicações. As explicações e recomendações aqui descritas não substituem a análise específica de cada quadro, realizada somente pelo profissional.
Por isso, busque o tratamento ideal com um neurocirurgião. Se você mora ou está na capital de SP, já marque sua consulta com o neurologista Dr. Thiago pelos meios:
Agende sua consulta agora mesmo pelo WhatsApp!
As explicações e recomendações aqui descritas não substituem a análise específica de cada quadro, realizada somente pelo profissional.
Gostou de saber mais sobre o que é polineuropatia e como tratar? Então, confira outros artigos do nosso blog. 🙂