Segundo o jornal The Lancet, a lombalgia é comum em todas as faixas de idade, sendo considerada a maior causa de incapacitação do mundo, assim como, o maior motivo das frequentes faltas no trabalho. Para a OMS, 7 a cada 10 pessoas, vão sentir a dor lombar. Mas calma, tem como prevenir!
Você provavelmente, se não sentiu, já ouviu falar da dor lombar ou lombalgia. Isso porque é comum tê-la, considerando que ela é originada a partir de uma má postura em seu trabalho, por exemplo, frente ao computador por longas horas, ou, até mesmo, em momentos de lazer e relaxamento, como dormir, praticar esportes e assistir televisão.
Se você quer saber o que pode ser dor na lombar, o que é lombalgia, as principais causas, tratamento e formas de prevenção, é só continuar com a leitura. Confira!
A dor lombar, também conhecida como lombalgia, é uma dor sentida na parte inferior da coluna, local formado por ossos que ligam tórax, cintura e pernas, ou seja, é a estrutura que permite boa parte da movimentação inferior do corpo.
Desta forma, se você se pergunta onde é a dor lombar, ela está localizada entre as últimas costelas e os glúteos, como mostra a imagem:
Ela não é vista como uma dor inicialmente grave, mas quando se torna intensa, acarreta dores em outras partes do corpo como nas pernas, gerando uma sensação de dormência e/ou formigamento e falta de ar.
Não permita que sua dor lombar chegue a esse nível, pois irá incomodar bastante, prejudicando todas as suas atividades diárias! Procure um médico que possa indicar o tratamento adequado ainda no início e entenda também como aliviar a dor na lombar.
Quanto antes você procurar ajuda adequada, mais rápido será solucionado a sua dor.
Além da própria dor localizada, que é onde fica a lombar, há alguns outros sintomas da lombalgia, dentre eles:
A crise de dor lombar pode durar de dias a seis semanas, quando ela é passageira, ou seja, provocada por esforço físico, má postura ou movimentos repetitivos. Quando se trata de uma dor lombar crônica, pode durar mais de doze semanas (3 meses), indicando a possível inflamação de um nervo.
Como você pôde entender, há alguns níveis de dor lombar, a classificação se dá pela seguinte:
Se atente a dor lombar crônica, ela pode indicar algumas doenças, dentre elas, artrose, artrites, discos intervertebrais, distúrbios posturais etc.
Procure sempre um médico especialista e, principalmente, não se automedique!
Ok, você já entendeu o que é a lombalgia, mas quais as principais causas e como aliviar a dor na lombar. Veja 3 delas:
A má postura é uma grande vilã da saúde, causando a dor lombar, por exemplo. Isso ocorre pois com a postura incorreta, há muita pressão sendo feita em um determinado local, neste caso, o cóccix.
Por isso, alongue-se diversas vezes ao dia, realize também uma massagem no local onde há dor. O óbvio você já sabe: corrija sua postura, coloque despertador para se lembrar!
Atividades repetitivas e inadequadas podem gerar uma série de consequências negativas, seja trabalhar escrevendo ou andando de bicicleta.
Para evitar a dor lombar por esforços desses tipos, realize exercícios físicos com ajuda de um profissional e no trabalho utilize a dica de cima: alongue-se.
O nervo ciático e a hérnia de disco apresentam dor no mesmo local que a dor lombar, mas quando gerada causa uma dor intensa, juntamente com dores nas pernas e nos glúteos (como a dor lombar aguda).
Os sintomas das três podem ser bem parecidas, fique por dentro do que é cada uma delas:
Ultrapassar os limites do IMC pode gerar alguns problemas de saúde, facilitando o aparecimento de algumas doenças e dores, como a dor lombar. Por isso, alimente-se de forma adequada às suas necessidades nutricionais.
A dor lombar é o sintoma de mais de 50 doenças, portanto, há diversas respostas para a pergunta “o que pode ser dor na lombar?” Algumas possíveis respostas são inflamação de órgãos internos, problemas na coluna e, inclusive, problemas emocionais.
Por isso, entre em contato e verifique qual é o seu caso e qual o tratamento adequado para aliviar a dor na lombar.
Quero falar com o especialista!
É comum que no sexto mês de gravidez comece a dor lombar, considerando que o volume abdominal aumenta bastante, alterando o eixo da coluna. Novamente, há um excesso de peso em determinado lugar, como falamos anteriormente.
Então, sim, é comum sentir dor na lombar na gravidez, mas se atente aos detalhes para evitá-la:
Primeiro de tudo, siga as dicas acima, elas são a longo prazo. Ok?
Para aliviar dor lombar na gravidez você pode optar por compressas mornas e descanso.. De nenhuma forma se automedique! O alívio total será com o nascimento do bebê, apenas, mas essas dicas poderão ajudar bastante.
O tratamento para a dor lombar deverá ser feito apenas por um profissional, no qual, o principal objetivo seja aliviar a dor e, portanto, melhorar e retornar as habilidades funcionais e motoras do paciente.
Há diferentes tratamentos para dor lombar, variando de medicamentos a intervenções terapêuticas, isso poderá depender do grau ou origem da sua lombalgia, raramente é recorrido a cirurgia.
Portanto, considere entrar em contato com, primeiramente, um médico para realizar o diagnóstico e depois fisioterapeutas e outras atividades como pilates e RPG.
Em quadros de lombar crônica, medicações orais ou infiltrações na coluna poderão ser prescrevidos.
Num resumo, a lombalgia aguda obtém melhora de forma espontânea em 90% dos casos, enquanto as demais classificações poderão precisar de tratamento, mas, de toda forma, é muito importante realizar a prevenção da dor lombar.
Fale com um médico e realize o tratamento adequado:
Marque sua consulta pelo Whatsapp!
Lembre-se: Dor lombar aguda não melhora imediatamente, podendo demorar, aproximadamente, 48h. Nesse período, é essencial que você descanse.
Legenda: Toda a dor, incluindo a dor lombar, deve ser diagnosticada e tratada corretamente por um profissional.
Será realizada uma avaliação clínica, para isso, procure anotar o que pode ter resultado na dor lombar, então lembre-se de estresses emocionais ou
Exames de imagem, tomografia, entre outros podem ser solicitados.
Devido a ampla possibilidade da dor lombar e não indicação de anormalidades nos exames de imagem pode acontecer do especialista não ter de início um diagnóstico exato, denominado por lombalgia inespecífica, por isso, procure sempre se atentar às suas atividades diárias, além de exames rotineiros sobre sua saúde.
Para finalizar o conteúdo sobre dor lombar e evitar que você a sinta, preparamos 5 formas de evitar a dor lombar. Segue as dicas:
Gostou de saber o que é dor lombar, como tratá-la e sua prevenção? Então, adquira novos conhecimentos no nosso blog:
Aproveite e faça uma consulta rotineira e entenda como realizar o tratamento adequado.