Você, com certeza, já teve cefaleia mais de uma vez em sua vida. Isso porque, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), no mínimo, 70% da população brasileira sofre com esse desconforto de vez em quando.
Cefaleia é a mais famosa dor de cabeça, que pode acometer qualquer pessoa e em qualquer momento do dia. Seus níveis e sintomas complementares podem se alterar conforme o tipo de cefaleia.
Para entender o que é cefaleia cerebral, sintomas, tratamento e algumas curiosidades sobre a famosa dor de cabeça, é só continuar a leitura!
Cefaleia cerebral é o termo científico para dor de cabeça e pode atingir qualquer pessoa, independente de faixa etária.
A cefaleia pode, ainda, ser acompanhada de mais sintomas como ânsia, sensibilidade à luz e outros, a depender do nível e tipo da cefaleia. Fique tranquilo, falaremos mais abaixo quais são os sintomas da cefaleia.
Você sabia que a dor de cabeça não é literalmente na cabeça e sim nos nervos dos ossos, vasos sanguíneos e músculos da cabeça? Isso mesmo. O que ocorre na verdade é que esses nervos irritados enviam sinais de dor ao cérebro, que identifica o local da dor e quão forte a dor é.
Por isso, há tantos tipos de cefaleia.
A crise de cefaleia, ou mais conhecida, enxaqueca, é a dor de cabeça ainda mais severa. Seu nome científico é migrânea.
No entanto, existem mais de 150 tipos de cefaléia. Algumas podem ser sinais de doenças, enquanto outras, sinais de necessidades básicas do corpo, como fome. Entender as características básicas entre as principais delas e saber descrevê-las ajuda o seu médico a prescrever o melhor tratamento.
Além da dor, que pode ser constante ou ir e vir, a cefaleia possui outros sintomas, como:
Estes são os principais sintomas da cefaleia. No entanto, ao sentir dor anormal a sua, febre, torcicolo, fraqueza, perda de visão, convulsão ou mudança na percepção mental, procure um médico, pois não são sintomas comuns à cefaleia.
Cefaleia é uma dor que muitos brasileiros já sentiram e possui diferentes níveis.
Como mencionamos, existem mais de 150 tipos de cefaleia, mas vamos falar sobre as principais. São elas:
Esse tipo de cefaleia pode ser ocasionada após estresse, ansiedade, noite mal dormida e momento de tensão, como indicado o nome.
Ao liberarmos esses estímulos, ainda que inconscientemente, tenciona-se os músculos da nuca, testa e ao redor do crânio, causando essa dor de cabeça intensa. Ela aparece em todo o membro.
Geralmente, a cefaleia tensional pode variar sua força e tempo, mas é muito importante fazer atividades relaxantes para que ela vá embora. Também, pode ser mais frequente em mulheres.
Há, ainda, três subtipos de cefaleia tensional:
Assim como muitos outros desconfortos, a cefaleia cervicogênica pode ser causada pela má postura, já que é ligada à coluna vertebral, portanto, essa dor de cabeça se origina no pescoço. Você também pode senti-la atrás dos olhos.
A cefaleia cervicogênica pode ser agravada com pressão ou continuidade da má postura do pescoço.
Já a cefaleia em salvas atinge um único lado da cabeça em forma de pulsações, podendo refletir nos olhos, fazendo-o lacrimejar. Pálpebras trêmulas, coriza e inchaço no olho afetado também podem acontecer.
A cefaleia em salvas não possui cura, mas os tratamentos auxiliam na diminuição da dor, principalmente em crise. Uma possível causa para esse tipo de dor de cabeça é conhecido como hipotálamo, região responsável pelo controle da temperatura, hormônios e sono.
A cefaleia primária em facadas é a dor de pontadas. Atualmente, não há certeza sobre as variações da dor e a causa para cada localização e frequência. Esse tipo de dor de cabeça é, geralmente, acompanhado pela enxaqueca e costuma surgir em pessoas com mais de 40 anos.
A dor de cabeça pode se tornar incapacitante, dependendo do nível. Saiba como cuidar.
A dor de cabeça pode ser um dos sintomas de outras doenças, como:
Alterações hormonais, miopia, hipermetropia e/ou cansaço visual e mental também são causas da cefaleia. Fique de olho!
Você deve se preocupar com a cefaleia quando ela se torna frequente e muito forte, não deixe essa dor incomodar ao nível máximo, antes mesmo de chegar a esse nível é necessário procurar um médico que indique o tratamento correto e efetivo.
O tratamento da cefaleia dependerá de alguns fatores, como:
Geralmente, a cefaleia é fácil de ser tratada. Por meio de medicamentos, que devem ser orientados pelo profissional a depender do tipo da cefaleia. Analgésicos como aspirina, paracetamol ou ibuprofeno podem proporcionar alívio.
Um tratamento que acaba totalmente com a cefaleia, é o botox para bloqueio de nervos, que também pode ser realizado em casos mais graves, por exemplo.
No entanto, é preciso entender o que gera a dor de cabeça e, então, evitar iniciar gatilhos. Assim como excluir hipóteses de problemas mais sérios, que remédios comuns podem não resolver e, no pior cenário, agravar o quadro.
Por isso, ao sentir cefaleia intensa, procure um médico e saiba como tratar o caso da forma adequada.
Além de medicamentos, há tratamentos mais naturais. Veja abaixo:
Se você quer optar por uma solução mais natural, temos algumas indicações. Porém, estas podem não ser tão efetivas, de qualquer forma, não deixe de procurar o neurologista.
Vamos as dicas para auxiliar no alívio da cefaleia:
Realizar a aplicação de compressas umedecidas com água fria ou morna no local onde dói, na testa ou na nuca por, aproximadamente, 20 minutos, pode ajudar a reduzir a dilatação dos vasos e a inflamação.
Aplica-se compressa fria em casos de enxaqueca e dores mais constantes, diminuindo o fluxo de sangue no local, enquanto a compressa morna é indicado para a cefaleia de tensão. Um banho nessa temperatura também está incluso.
Massagear o cabelo auxilia na corrente sanguínea, causando relaxamento e podendo diminuir a cefaleia de tensão, principalmente.
Nesse momento, massageie de forma circular com os pontos do dedo, da nuca até as laterais da cabeça.
A cefaleia mais fraca ou a de ressaca, por exemplo, pode ser amenizada com o café sem açúcar. Porém, se o paciente possui tolerância ao café ou estiver com enxaqueca, essa dor poderá aumentar e/ou simplesmente não ter efeito.
Além do café, beber a quantidade ideal de água é um fator que evita a dor de cabeça. Por isso, beba bastante durante o dia, evitando a desidratação.
A dor de cabeça pode indicar muitas coisas, dentre elas, as necessidades básicas do nosso corpo, como sono, fome, sede.
Por isso, para evitar a cefaleia é necessário uma boa noite de sono, alimentação regulada e livre de muito óleo, líquidos que auxiliam no desinchaço, como chá e água.
Não esqueça de fazer exercícios e sempre se alongar, claro que acompanhado de um profissional, pelo menos no começo, para evitar dores lombares, por exemplo.
Você viu que alguns tipos de cefaleia são causados por tensão e estresse. Portanto, não hesite em buscar, também, uma ajuda psicológica. Assim como ações relaxantes, exemplos: acupuntura, massagem, meditação e atividades ao ar livre
Algumas dúvidas a respeito da cefaleia podem surgir. Dentre elas, estão:
Ambas as partes podem doer quando se tem enxaqueca, assim como apenas uma. A dor é pulsátil ou latejante.
A dor de cabeça do aneurisma cerebral é muito forte e súbita, se tornando mais intensa rapidamente, sendo descrita como “a pior dor de cabeça”. Ela vem acompanhada de sensação de mal-estar, suores frios, náuseas e vômitos.
Há diferentes possibilidades, mas a dor de cabeça ou cefaleia tensional é uma das principais hipóteses. Ela ocorre devido ao estresse, preocupação e ansiedade.
A dor de cabeça causada pela ansiedade pode iniciar de uma forma mais leve e se intensificar com o passar do dia. A sensação é de aperto na cabeça e pode ter duração de 30 minutos por até sete dias.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, a dor de cabeça é a sétima doença mais impactante do mundo e, somente no Brasil, cerca de 140 milhões de pessoas convivem com essa enfermidade.
Portanto, é essencial entender como prevenir e tratar desses sintomas, certo?
Gostou de saber o que é cefaleia cerebral, seus sintomas e tratamentos? Para saber mais sobre alguns procedimentos e dores do dia a dia, dê uma olhadinha no nossos demais artigos:
Aproveite e realize uma consulta de rotina conosco, exclua as possibilidades de doenças.