Lordose inicialmente não é um quadro médico, no entanto, por diferentes razões, há quadros em que a lordose sofre alterações de médio ou alto grau, dificultando a mobilidade do paciente e podendo gerar incapacidade e dor.
Os sintomas são vários, as causas também, e para o tratamento ideal o diagnóstico deve ser feito por um profissional em coluna. Geralmente, as opções de tratamento são conservadoras, mas exigem certa urgência.
Para saber mais quais os sintomas e as mais de 10 causas da lordose alterada, continue a leitura!
Lordose é uma curvatura natural da coluna vertebral humana, mais especificamente na região cervical e lombar. No entanto, se torna uma condição médica ao sofrer alterações, como aumentar ou diminuir. Sua aparência e sintomas irão depender do tipo de lordose.
A lordose em seu estado natural auxilia no funcionamento de funções motoras, como no movimento. Por isso, quando alteradas comprometem a mobilidade, além de gerar bastante incômodo pela dor, o que pode prejudicar consideravelmente a qualidade de vida do paciente.
Veja a diferença entre a lordose comum e a lordose alterada:
É considerado normal a lordose apresentar uma curvatura de 20 a 40 graus na coluna cervical e 40 a 60 graus na coluna lombar. Apenas exames de imagem, como radiografia (RX) poderão medir os graus da lordose.
Existem diferentes tipos de lordose, pois a região afetada pode variar, assim como a alteração causada. Sendo assim, confira os 4 tipos de alteração na lordose:
Quando há um “hiper” crescimento da lordose. Geralmente na frente do abdômen, o que faz com que a postura do paciente seja de glúteos empinados e barriga para dentro. Visualmente desta forma:
Já a hipolordose é redução da lordose, também nomeada por Retificação da Lordose Cervical ou Lombar e, ao contrário da hiperlordose, a postura do paciente é de glúteos para dentro:
Como mencionamos, os tipos de lordose também varia por localização:
Alteração da lordose cervical. Pode ser notada em regiões da nuca e pescoço.
Alterações da lordose lombar. Mais comum
Os tipos de lordose poderão resultar em sintomas diferentes, assim podem ser gerados por causas diferentes. Apenas um profissional neurologista especialista em coluna poderá realizar o diagnóstico adequado.
Clique e fale com um agora mesmo 😉
As alterações na lordose possuem, em sua grande maioria, caráter idiopático. No entanto, existem quadros que compactuam para o desenvolvimento da doença. Listamos abaixo as principais possíveis causas para lordose alterada:
Ponto de atenção: Grávidas também podem desenvolver o quadro. Até mesmo utilizar um tipo específico de calçado pode ser um agente causador do quadro.
Algumas causas possuem maior teor de reversão que outras, por exemplo, o salto alto pode sim prejudicar a curvatura da lordose, no entanto, em menor quantidade que uma distrofia muscular ou trauma.
Há uma predisposição para hiperlodose ou hipolordose em mulheres, devido mais por atividades diárias do que por quesito biológico. Assim como são quadros mais comuns em idosos, considerando que o corpo humano sofre degeneração natural e, com isso, muitas doenças da coluna surgem.
Os principais sintomas da lordose alterada são:
Importante ficar atento pois é comum que o paciente não tenha sintomas mais nítidos quando possui lordose alterada, como postura e dor contínua. O quadro pode evoluir rapidamente e a negligência pode gerar uma coluna bastante danificada.
Está sentindo algum desses sintomas ou outro não mencionado? Então, fale com um profissional. Quanto antes diagnosticado, mais rápido é tratado. 😉
Sim e não, o corpo humano consegue se adaptar em partes com a alteração na lordose. No entanto, isso só é possível se não estivermos falando de hiperlordose ou hipolordose, considerando que nesses casos o grau de alteração é muito alto.
O diagnóstico da hiperlordose ou hipolordose são realizados a partir de alguns exames, como:
Em algumas situações, a alteração na lordose se dá por conta de doenças neurológicas. A hérnia de disco é um exemplo comum que atua como agente causador da lordose.
O tratamento para lordose alterada irá depender do quadro específico do paciente, considerando a idade do paciente, o histórico de saúde, causa da dor, sintomas e o nível da alteração.
Num geral, podem ser indicados os seguintes tratamentos para lordose:
É comum que o tratamento seja mais conservador, assim como há casos em que apenas o medicamento para dor já resolve o problema apresentado. Práticas como pilates podem auxiliar no processo e também já atuar como uma prevenção.
Sim, lordose tem cura, mas os tratamentos podem ser aplicados a longo prazo, devido ao seu caráter conservador.
Sim mas irá depender da causa, você pode evitar a alteração na lordose devido a execução inadequada de exercícios, por exemplo. Confira algumas recomendações que podem ser seguidas para evitar o quadro:
Essas recomendações podem e devem ser aplicadas desde criança. Se você não teve a oportunidade, tente com seus familiares crianças.
O objetivo de um tratamento adequado é melhorar a qualidade de vida do paciente e, em nossa clínica, nós levamos a sério os relatos e o quadro em questão, assim como toda regra de conduta durante o atendimento e realização de procedimentos.
Mais de 300 Cirurgias na Coluna foram realizadas só nos últimos 10 anos. Para saber mais ou marcar sua consulta, entre em contato com o neurologista de SP, Dr. Thiago, pelos meios:
Agende sua consulta agora mesmo!Gostou de saber mais sobre o que é lordose e quando deve ser buscado tratamento? Então, se aventure por outros temas do nosso blog. Aproveite!