Dor nas costas? Essa é uma dor que atinge muitas pessoas no decorrer da vida. Segundo a OMS, a dor nas costas é o problema de saúde mais comum entre os brasileiros. Os dados indicam que ela atinge cerca de 80% da população.
A dor nas costas pode ser associada à pandemia e ao modelo home office de trabalho, que aumentou bastante essa porcentagem. Afinal, a postura incorreta e a ausência de uma rotina saudável tem se tornado cada vez mais frequente.
No entanto, não é só a má postura que causa dor nas costas, mas diferentes doenças. Por isso é importante ficar de olho e entender qual o seu caso, sendo diagnosticado e tratado da forma correta.
Para aprender a como aliviar dor nas costas e o que pode ser a dor nas costas, continue com a leitura!
A dor nas costas é um desconforto que pode ocorrer em qualquer região da coluna, afetando músculos, nervos ou ossos.
A dor nas costas pode ser causada por alguns fatores, como:
A intensidade da dor pode variar de leve para intensa, impactando a vida diária e a capacidade de realizar tarefas comuns.
A dor nas costas, no entanto, também é causada ações do dia-a-dia, como:
Para pacientes com menos de 20 anos ou mais de 55 anos que utilizam esteroides, o cuidado deve ser ainda maior. Eles são mais propensos a desenvolver dor nas costas como indicação de alterações graves no corpo.
A mudança de hábitos e visitas periódicas a médicos de confiança podem auxiliar facilmente o seu problema de dor nas costas.
Quero marcar consulta com o Dr. Thiago
A dor nas costas é mais preocupante quando é forte, dura por semanas ou piora com o tempo. Se ela estiver acompanhada de outros sintomas como febre ou fraqueza nas pernas também é sinal de alerta.
Além disso, fique atento se:
Em geral, a dor nas costas melhora de 2 a 3 semanas se você repousar e entre 5 semanas sem repouso. Mas, não fique suportando a dor e nem se automedique, pois pode haver quadro de piora.
Antes de fazer o uso de medicações, marque uma consulta médica para tratamento duradouro da dor. Observe se há outros sinais, como os da hérnia de disco, que causa a compressão da medula e, por isso, também gera formigamento.
Existem diversos tipos de dor nas costas e cada localização pode dizer algo diferente sobre o quadro. Confira os tipos de dor nas costas:
A dor no meio do tórax, que também se espalha para as costas, pode ser um sinal de problemas sérios. Incluindo a relação com refluxo ácido, problemas cardíacos (como angina ou infarto), aneurisma da aorta, ou problemas nos ossos e músculos.
A dor pode piorar com respirações profundas, tosse ou movimentos. É importante procurar um médico para avaliar e descartar condições graves.
Já a dor no meio das costas pode ser causada por ossos da coluna quebrados, sintomas de hérnia de disco, compressão dos nervos e desgaste das articulações.
Outros problemas, como osteoporose, podem levar a fraturas. Além disso, movimentos repetitivos ou carregar peso de forma incorreta podem causar hérnias de disco. Essa dor tende a ser constante ou aparecer e desaparecer com frequência, piorando com atividades físicas e melhorando com descanso.
Se você sente dor nas costas perto do ombro e pescoço, sua causa é, geralmente, a má postura. Fatores como estresse, tensão muscular e cansaço também pode agravar o quadro.
Sentar-se por longos períodos, usar computadores ou celulares de forma inadequada, e levantar pesos incorretamente podem contribuir para essa dor.
A dor nas costas na altura dos ombros pode ser causada por tensão muscular por uma postura errada. A má postura ocorre especialmente ao usar computadores ou dispositivos móveis por longos períodos. Levantar pesos de forma inadequada ou realizar movimentos repetitivos também pode causar tensão e dor nos músculos dessa região.
Além disso, problemas na estrutura, como desalinhamento da coluna, artrite ou hérnia de disco, podem contribuir para a dor.
Já a dor nas costas um pouco para baixo, como a dor lombar, é uma das mais comuns.
Assim como a dor “mais para cima”, essa dor nas costas tem como causas a postura errada, cansaço, falta de exercício, ou levantamento objetos pesados de maneira errada. Condições como lombalgia crônica ou hérnia de disco e seus sintomas são causas frequentes. A dor pode irradiar para as pernas (dor ciática) e dificultar atividades simples como caminhar, sentar ou levantar.
Se a dor nas costas é do lado direito, ela pode ser resultado de tensão muscular. A tensão ocorre após atividade física intensa ou ficar muito tempo em uma posição desconfortável.
Profissões que exigem movimentos repetitivos, como carregar peso ou ficar em pé por longos períodos, podem causar essa dor. Outros problemas, como pedras nos rins, também podem causar dor intensa de um lado das costas.
Por fim, a dor nas costas do lado esquerdo pode ser causada pelo esforço físico, postura, movimentos repetitivos ou lesões musculares.
Ela também indica problemas com órgãos internos, como o baço ou o pâncreas. Essa dor pode vir acompanhada de febre, náuseas ou perda de peso, e requer avaliação médica.
Antes de tudo, você deve entrar em contato com um médico. Apenas ele pode te dizer exatamente o que fazer e, dessa forma, tornar muito mais assertiva a solução.
Feito isso, siga as seguintes dicas:
Esteja sempre de olho na sua postura e alongue-se a cada 2 horas, no mínimo.
A partir do momento em que o seu corpo começa a emitir sinal de que algo está errado, é hora de buscar ajuda. Portanto, não normalize dor de cabeça e na coluna frequentes, sensações de formigamento e dificuldade de caminhar, esses são sintomas que merecem a atenção de um profissional.
E, se você procura um médico especializado em neurologia em São Paulo que seja capaz de contribuir para o bem-estar do paciente de maneira efetiva, proporcionando um tratamento focado e individualizado, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Thiago Rodrigues.
O Dr. Thiago, neurocirurgião em SP, possui certificados nacionais e internacionais na área da neurologia para oferecer um atendimento de excelência para seus pacientes. Caso queira fazer uma avaliação, clique neste link!
Saiba tudo sobre o Thiago, conheça o profissional adequado para seu tratamento
Ignorar a dor e outros sintomas pode gerar sérias complicações. As explicações e recomendações aqui descritas não substituem a análise específica de cada quadro, realizada somente pelo profissional.
Por isso, busque o tratamento ideal com um neurocirurgião. Se você mora ou está na capital de SP, já marque sua consulta com o neurocirurgião Dr. Thiago pelos meios:
Agende sua consulta agora mesmo pelo WhatsApp!
Os exames para diagnosticar dor na coluna são: RRN (Ressonância Nuclear Magnética), Raio-x, Cintilografia e outros exames de imagem.
Gostou de saber mais sobre o que é desvio da coluna e como tratar? Então, confira outros artigos do nosso blog. 🙂