Artrodese é um procedimento, e não uma doença como o nome pode sugerir. O procedimento artrodese pode ser realizado em qualquer paciente por um profissional especializado em coluna.
Se você sente bastante dor na coluna, principalmente na região da lombar, e deseja conhecer melhor os possíveis tratamentos para amenizá-la, então saiba mais sobre o que é artrose e como o procedimento funciona.
Boa leitura. 😉
Artrodese é um procedimento que se baseia na fusão de articulações de qualquer parte do corpo, como mãos e pés, no entanto, é mais frequente a artrodese na coluna vertebral.
A artrodese da coluna tem o objetivo principal de alinhar a região acometida, geralmente em quadros em que, sozinha, a coluna não se mantém mais na posição adequada.
Mas, também é um procedimento indicado para controle da dor e correção de deformidades gerais nas articulações.
A artrodese geralmente é indicada para tratamento de diferentes quadros patológicos, como:
A hérnia de disco também é um quadro que pode ser tratado com o procedimento artrodese, contanto que exista a instabilidade da coluna.
Todos os pontos mencionados acima serão confirmados por um profissional especializado em coluna. Somente ele poderá indicar o tratamento ideal com base em exames, como a tomografia.
Marque sua consulta e realize o diagnóstico adequado
Artrodese da coluna é, dentre todos, o mais frequente, assim, existem diferentes tipos de procedimento para cada região. Saiba mais:
Veja os 6 tipos de dor nas costas e veja os possíveis diagnósticos.
O artrodese irá fundir a articulação fraturada, a imobilizando.
É possível que na artrodese da coluna 2 ou 3 segmentos da região sejam artrodesados, ou, fundidos sem gerar danos na movimentação do paciente, pois os segmentos saudáveis realizam os movimentos essenciais da coluna.
Sua operação pode ser realizada pela frente/anterior, como por trás/posterior. Com base no diagnóstico, o neurologista poderá entender qual a técnica ideal para determinado caso.
Sobre os instrumentos realizados, há o possível uso de parafusos, placas, pinos e barras. Mas não se preocupe, atualmente na artrodese são utilizados recursos que buscam formas minimamente invasivas e que não agridem os tecidos.
Curiosidade importante: para a fusão é utilizado enxerto do próprio paciente ou industrializado.
A técnica realizada em artrodese da coluna vertebral pode ser duas:
Além do controle da dor, conforme mencionamos, artrose é o método mais eficaz quando o objetivo é equilibrar e alinhar as vértebras e os discos.
Também, com as técnicas visando o objetivo de serem minimamente invasivas, os riscos diminuem bastante, considerando que antes, por ser uma cirurgia que demanda mais tempo, gerava mais sangramento e aumentava a possibilidade de infecções.
A artrodese é um procedimento que não costuma gerar complicações. No entanto, como toda cirurgia, a artrodese corre os seguintes riscos:
Também, como em demais procedimentos, há a possibilidade de evitar diferentes riscos através do cumprimento de regras, como:
O tabagismo também aumenta a chance de riscos, assim, quando antes evitado, melhor.
Complicações neurológicas, gerando perda de movimentação ou sensibilidade são consideradas raras.
Geralmente, o procedimento artrodese é minimamente invasivo, irá depender do caso e do tratamento necessário. Mas, em quadros que deve ser realizada uma menor manipulação sob o músculo, essa estratégia menos invasiva pode ser o suficiente, gerando uma recuperação mais rápida e com menos riscos.
Importante: não há predisposição para risco que afirme ser mais ou menos indicado a pacientes de determinado gênero ou idade. Apenas com o quadro histórico de saúde do paciente em mãos poderá ser mencionado os maiores riscos para o paciente em específico. Num geral, de jovens a idosos podem realizar o procedimento.
Verifique com um médico as possibilidades e os riscos da cirurgia
Os riscos do procedimento artrodese lombar envolvem a mobilidade do paciente, podendo causar certa limitação devido a sobrecarga da coluna, ou até mesmo porque ocorre a quebra e não sucesso da fundição.
O pós da cirurgia de artrodese irá depender de alguns fatores, dentre eles:
A maioria dos pacientes do pós-operatório de artrodese não se queixam, afirmando ser bastante tranquilo, em alguns casos o repouso é mínimo. Porém, o desconforto local pode aparecer durante o primeiro, mas são facilmente tratados através de analgésicos. Formigamentos também são queixas comuns.
Um ponto positivo da artrodese é que não há necessidade em retirar os parafusos realizados no tratamento, assim, não será preciso enfrentar a sala de cirurgia e nem o pós novamente.
O tempo de recuperação de artrodese pode variar de quadro para quadro. Geralmente, no dia seguinte do procedimento o paciente recebe alta, e após 1 mês pode retornar às atividades rotineiras, como caminhar por mais tempo, ou seja, é permitido mais esforço.
No entanto, esforço físico e repetitivo moderado, incluindo o trabalho, é indicado retornar apenas depois de 2 meses após a cirurgia.
Para atividades pesadas, o recomendado é não retornar em menos de 6 meses após a artrodese.
O indicado é não fazer esforços exagerados nas primeiras 2 semanas, evitando carregar peso ou fazer esforços repetitivos, por isso, se você segue à risca uma rotina de exercícios é bastante importante ir com muita calma nesse momento.
Após o tempo indicado pelo neurologista e educador físico, não há nenhum tipo de restrição.
As sequelas podem variar bastante de região para região. A artrodese nas mãos, por exemplo, podem gerar formigamento que diminuem com o tempo, mas dificilmente desaparecem por completo. Esse formigamento não indica nenhum agravamento.
A dor após o artrodese pode aparecer, no entanto, em quantidade consideravelmente menor. Isso poderá depender do grau de lesão dos nervos antes da cirurgia.
É incomum dores incapacitantes, principalmente após o período de descanso. Ao sentir qualquer tipo de sintoma incomum, entre em contato com o profissional que realizou o procedimento.
Surgiu alguma dúvida? Verifique se ela está abaixo, se não, deixe seu comentário. 😉
O custo pode variar de R$3.200 a R$15.000, irá depender bastante dos medicamentos adicionais para tratamento de dor, o nível da deformidade e uma série de outros fatores.
No entanto, o SUS também realiza o procedimento, com lista de espera de aproximadamente 60 dias.
O tempo de cirurgia de artrodese irá depender do número de vértebras a serem operadas. Em artrose de coluna o tempo pode variar de 2 a 3 horas.
Tanto o ortopedista especialista em coluna, como o neurologista especialista em coluna, podem realizar o procedimento artrodese.
Gostou de saber o que é artrodese lombar e geral, assim como seus tratamentos? Então, se aventure por outros temas do nosso blog. Aproveite!
Para saber mais ou marcar sua consulta, entre em contato com o neurologista de SP, Dr. Thiago pelos meios: