A dor no cóccix, também conhecida por coccidínia ou coccigodinia, é um sintoma frequente em diferentes problemas de coluna. A falta de ergonomia e quedas do dia a dia são fortes agentes causadores da dor no cóccix.
Mas também, doenças como tumores e infecções causam sintomas parecidos, por isso, é preciso realizar o diagnóstico correto para dar início ao tratamento!
Qualquer um pode ter dor no cóccix devido a vasta probabilidade de causas, no entanto, é mais frequente em pacientes femininos acima dos 40 anos. Mas fique tranquilo, existem formas de evitar a coccidínia, assim como tratar e ficar 100% livre dos sintomas.
Para saber mais sobre o que é, o que causa dor no cóccix e muito mais, continue a leitura!
Se você prefere adiantar e já marcar a consulta com o Dr. Thiago antes mesmo de dar continuidade, clique aqui!
Boa leitura! 🙂
Coccidínia é a famosa dor no cóccix. Ela fica localizada na porção final da coluna vertebral, sendo um osso único. Veja na imagem abaixo:
A coccidínia pode causar bastante dor e incômodo quando inflamada, fraturada ou com traumas. Uma das suas principais causas é a falta de ergonomia, ou seja, muito tempo sentado na mesma posição, postura incorreta etc.
Veja algumas dicas de ergonomia para não sofrer com dor no cóccix:
Confira as 8 principais causas da dor no cóccix:
Em geral, cenários em que há sobrecarga e pressão no cóccix por um longo período de tempo; quedas em que o alvo principal foi o quadril e outras regiões do cóccix, são os principais causadores da dor.
Como mencionamos, há quadros de dor no cóccix que podem indicar doenças, como:
Existem casos em que a dor no cóccix está relacionada a doenças crônicas. Porém, quando causadas por ergonomia, a principal predisposição é a pressão causada sob o cóccix ao se sentar errado, principalmente se por longo período.
Além do cóccix, essa prática pode prejudicar demais áreas do corpo, impactando a coluna em diferentes pontos, sendo capaz de irradiar para outros membros. A tuberosidade isquiática também é colocada em risco, por exemplo.
Conheça outras dores que podem ser causadas por falta de ergonomia:
Além disso, pacientes que não realizam atividades físicas com frequência podem desenvolver o quadro.
A dor no cóccix é o principal sintoma, como já falado. No entanto, ela também possui níveis que indicam o quadro do paciente e o quão afetada está a região.
Por isso, confira agora os 4 sintomas da coccidínia, além da dor no cóccix:
Quando provocado por uma queda ou pancada, é comum que a dor desapareça em poucos dias ou que, pelo menos, mostre melhoras com o tempo.
Quanto mais intensa a dor for ficando, principalmente ao se sentar, é possível que haja uma causa que requer um tratamento com neurologista especialista em coluna.
A avaliação médica, preferencialmente de um especialista na coluna, é responsável por realizar o diagnóstico da coccidínia (ou dor no cóccix).
Para isso, o profissional poderá realizar uma série de exames físicos, históricos (saúde e familiar) e de imagens. Os exames de imagem podem ser:
O tratamento para dor no cóccix irá depender dos resultados dos exames mencionados acima, assim, somente um profissional poderá indicar o tratamento correto.
Tendo isso em mente, os possíveis tratamentos para dor no cóccix, são:
Para receber o diagnóstico e tratamento correto, fale com o Dr. Thiago, especialista em coluna!
Para aliviar dor no cóccix é preciso considerar a sua causa. Veja as possibilidades:
Busque praticar exercícios de fortalecimento da musculatura local, essa ação poderá tanto prevenir como aliviar dor no cóccix e coluna.
Para prevenir a dor no cóccix é possível realizar algumas atividades e evitar outras, no entanto, quando a dor é gerada por alguma doença, é mais difícil e somente com o tratamento adequado será possível evitar o agravamento do quadro.
Num geral, evite sofrer traumas, preste bastante atenção em cenários em que é possível sofrer uma grande queda, por exemplo, e busque sempre praticar a ergonomia, ou seja, jamais permaneça por posições desconfortáveis para o seu corpo por um longo período de tempo.
É possível que tenham surgido algumas dúvidas no decorrer do conteúdo sobre dor no cóccix. Confira os pontos abaixo:
A dor pode variar entre aguda a comum, assim como pode perdurar por um longo tempo ou passar rapidamente.
Geralmente, a dor no cóccix padrão causa bastante sensibilidade e dor incômoda na região. Ela tende a se intensificar ao sentar-se, mudar de posição e durante relações sexuais.
A dor na região do quadril que irradia para as pernas pode indicar problemas mais agravantes, como a síndrome do piriforme, que é causada pela compressão e inflamação do nervo ciático.
No entanto, essa dor é bastante característica pois pode impedir que o paciente ande com facilidade e sinta bastante dormência.
Se você procura um médico especializado em neurologia em São Paulo que seja capaz de contribuir para o bem-estar do paciente de maneira efetiva, proporcionando um tratamento focado e individualizado, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Thiago Rodrigues.
O Dr. Thiago, neurocirurgião em SP, possui certificados nacionais e internacionais na área da neurologia para oferecer um atendimento de excelência para seus pacientes. Caso queira fazer uma avaliação, clique neste link!
Saiba tudo sobre o Thiago, conheça o profissional adequado para seu tratamento
Ignorar a dor e outros sintomas que foram mencionados aqui podem gerar sérias complicações. Por isso, busque o tratamento ideal. Se você mora ou está na capital de SP, já marque sua consulta com o neurologista Dr. Thiago pelos meios:
Agende sua consulta agora mesmo pelo WhatsApp!
Gostou de saber mais sobre o que é dor no cóccix e as possíveis causas? Então, confira outros artigos do nosso blog. 🙂