Segundo a OMS, em 2015, 80% da população mundial com mais de 65 anos de idade sofria com artrose. No Brasil, esse número chegou a 15 milhões de pessoas.
Devido às novas condições de trabalho de home office, em 2022 os problemas de coluna tem se tornado ainda mais frequente, potencializando o aumento de casos como artrose, lombalgia e outras dores na coluna.
Mas será que a artrose só aparece em idosos? Continue a leitura e saiba tudo sobre o que é artrose na coluna, diagnóstico e tratamento.
Para agendar sua consulta, clique aqui! 🙂
Boa leitura.
Artrose na coluna é uma condição degenerativa de origem inflamatória, caracterizada pelo desgaste da coluna. Mas, em geral, artrose significa uma degeneração nas articulações. É possível que a artrose na coluna se manifeste em diferentes localizações, como:
Veja na imagem abaixo para entender a localização da dor a depender do tipo de artrose na coluna:
São as articulações que permitem a movimentação ideal do corpo, assim, quando apresenta algum problema, causa a diminuição dos movimentos e gera dor.
A artrose na coluna é o tipo mais comum de artrose justamente por ser uma condição de desgaste natural, ou seja, um processo enfrentado no envelhecimento do organismo, mas que também que se vincula a má postura e negligência em cuidados físicos e alimentares ao longo da vida.
Por isso, pacientes com mais de 50 anos ou atletas possuem predisposição para o quadro. No caso da artrose na coluna lombar, há histórico de frequência em pacientes de 40 anos.
É bastante importante cuidar das suas articulações para poder adiar e/ou evitar esse desconforto o máximo possível. Existem algumas causas que contribuem com o surgimento da artrose na coluna, veja a seguir e procure fazer exatamente o contrário, ok?
A principal causa da artrose na coluna é o desgaste natural das articulações, porém, existem algumas atitudes que adiam esse desconforto, além de intensificá-los. Confira 8 deles:
As causas mencionadas acima podem ser divididas em dois grupos:
Num geral, o uso excessivo e ainda inadequado das articulações por longos períodos gera a inflamação em diferentes regiões das articulações. Quanto maior a inflação, mais debilitante é a condição.
A predisposição para artrose na coluna vai de acordo com o que mencionamos até o momento, então pacientes com mais de 50 anos de idade, atletas e outros profissionais que demandam bastante das articulações, estão propensos a sofrer com a artrose na coluna.
É importante lembrar que não é regra que esse padrão seja seguido, é possível que pacientes em qualquer idade apresentam quadro de artrose na coluna. É preciso estar atento aos sintomas e também sempre em contato com um especialista em coluna de confiança.
Legenda: Artrose na coluna é uma condição que pode ser facilmente confundida com outros quadros.
Os sintomas de artrose na coluna poderão variar de quadro para quadro, a depender, por exemplo, da localização da inflamação.
É possível que nos primeiros meses nenhum sintoma seja manifestado, porém, com a sua evolução algumas queixas começam a aparecer, dentre elas:
Confira outras condições, mais ou menos graves, que apresentam sintomas como esses!
Os sintomas de artrose na coluna, principalmente as dores, se intensificam com ou após movimento. Em casos graves, apenas o toque no local já pode causar dor. Também, é possível que alguns sintomas tornem o paciente mais debilitado pela manhã, devido ao tempo maior de imobilidade.
Como outras condições, esses sintomas irão aparecer e ficar cada vez mais fortes com a evolução da artrose na coluna. Para evitar a piora ou até mesmo ter uma visualização de como está o quadro, faça uma consulta com um profissional.
Fale agora mesmo com o Dr. Thiago, especialista em coluna
Um último lembrete sobre os sintomas de artrose na coluna: é possível que a evolução do quadro gere outras ramificações, assim, os sintomas podem corresponder a “nova patologia”, como formigamento e dor que irradia para membros inferiores e superiores.
O diagnóstico é realizado através de exames físicos e de imagem, além da análise histórica e familiar do paciente. Os principais exames solicitados pelo profissional, são:
O tratamento para artrose na coluna poderá variar conforme os sintomas, os resultados dos exames mencionados acima e também qual o tipo de artrose na coluna do paciente.
Os possíveis tratamentos para artrose na coluna são:
Em casos em que o paciente se encontra debilitado pela dor, existem tratamentos minimamente invasivos, como:
Não são tratamentos cirúrgicos, portanto, não é utilizado anestesia.
Agora, se o quadro for grave a ponto de causar deformidade na articulação, afetando nervos, o principal tratamento é a cirurgia. A cirurgia para artrose na coluna é um tratamento que será realizado simultaneamente com alguns dos mencionados acima.
Cuidado: quando não tratada, a artrose na coluna pode se tornar um quadro crônico, desenvolvendo-se lentamente com o tempo. É possível que o processo varie de pessoa para pessoa.
Devido à sua característica degenerativa, a artrose na coluna não tem cura. Mas, possui diferentes formas de tratamento que são bastante eficazes e aliviam a dor, proporcionando uma melhora na qualidade de vida do paciente.
A artrose na coluna, quando não tratada, pode gerar em quadros ainda mais severos, como:
Ossos, ligamentos, demais articulações e os discos intervertebrais estão estritamente ligados a quadros degenerativos, devido ao enfraquecimento natural. Quando já existe a artrose na coluna, qualquer um dos pontos mencionados acima podem acabar se comprometendo.
Faça consultas rotineiras com o médico especialista em coluna
Como não é possível a cura da artrose na coluna, o paciente deve focar em melhorar sua qualidade de vida, livrando-se da dor, imobilidade e retardando demais sintomas.
Assim, para evitar a piora na artrose na coluna, siga as seguintes dicas:
O fortalecimento muscular é muito importante na função de retardar o avanço da artrose na coluna, então, saia do sedentarismo com a ajuda de um profissional especializado.
Algumas dúvidas podem surgir a respeito de “o que é artrose na coluna” e o que fazer ou não após diagnosticado. Verifique se alguma das questões abaixo contempla a sua dúvida:
Sim! Quem possui artrose na coluna pode fazer caminhada, contanto que não seja de forma exagerada. Saiba entender e respeitar os limites do corpo.
Além da caminhada, outras atividades físicas podem ser realizadas. A hidroginástica é uma ótima opção.
A dor de artrose na coluna pode variar conforme a localização, porém, ela pode ser caracterizada pela sensação de formigamento, dormência e a própria dor localizada. Há casos em que a dor pode irradiar para outras áreas do corpo, como mãos e pernas. É preciso acompanhar o quadro de perto e monitorar o desenvolvimento da artrose na coluna.
Gostou de saber sobre o que é artrose na coluna, sintomas, diagnóstico e muito mais? Então, não deixe de ler nossos outros conteúdos sobre dores na coluna e doenças neurológicas.
Para acompanhar o quadro e ter a certeza de que o diagnóstico e tratamento é o melhor, consulte com um médico de confiança e muito bem avaliado. Fale com o Dr. Thiago e esclareça todas as dúvidas!