Você sabia que já pode ter tido um microadenoma hipofisário, e até tumor na hipófise e não ter sentido absolutamente nada?
Isso é possível porque se trata de tumores menores que 10mm que, por serem benignos, não geram sintomas.
No entanto, isso não ocorre em todos os casos. Um tumor na hipófise pode ser invasivo e maligno, secretando hormônios extremamente importantes para o corpo humano.
Para saber mais sobre o que é tumor na hipófise, seus sintomas, tratamentos e cura, continue a leitura!
Se antes de terminar a leitura você deseja já marcar uma consulta, clique aqui!
O tumor na hipófise, adenoma ou tumor pituitário como também é conhecido, é um tumor benigno, no entanto, há casos (0,1%) em que se caracterizou como maligno.
Ele é o resultado de um crescimento anormal de massa na hipófise, que está localizada na base do cérebro e é bem pequena, muitas vezes do tamanho de uma ervilha, porém sua função é bastante importante: regular o trabalho de glândulas, como a tireoide e os ovários, e produzir hormônios. Por isso, você verá que alguns dos sintomas estão diretamente relacionados à saúde da mulher e intima, em geral.
O tumor na hipófise se insere na categoria de tumores intracranianos, ou seja, no crânio, e assim como os demais, o tumor de hipófise depende do tipo da célula que ele deriva.
Com isso, os sintomas, desenvolvimento de comorbidades e tratamento irão variar. Entenda um pouco melhor sobre esses tópicos no decorrer do conteúdo.
A hipófise é composta por duas regiões e cada uma delas gera sintomas diferentes ao paciente acometido pela condição, assim, são entendidas como uma variação de tumor na hipófise. Conheça mais sobre os 2 tipos de tumor na hipófise:
Com maior frequência, este tumor é nomeado assim pois trata-se da região em que os hormônios hipofisários (auxiliam na função de hidratação do corpo humano) são produzidos.
Quadro mais raro, nomeado também devido a região, neste caso, é o local onde são armazenados os hormônios do hipotálamo (coordena grande parte das funções endócrinas, portanto, realiza ações direta e indireta sobre outras glândulas como adrenais, gônadas sexuais, tiroide e mamárias. Também regula a temperatura, apetite, sede, ciclo do sono e sistema nervoso autônomo)
Ficou preocupado com algo? Se acalme, marque sua consulta e cuide de si!
O tumor na hipófise pode ser considerado esporádico, pois não possui uma causa definida e não segue um padrão de aparecimento.
Contudo, existem estudos que comprovam que este tumor pode estar associado a síndromes genéticas, conhecidas como Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 1 (NEM1). Essa síndrome gera outros tipos de tumores, como o do pâncreas.
Ainda, acredita-se que algumas alterações no DNA das células das medula óssea também são agentes causadores do tumor na hipófise.
O tumor de hipófise possui diferentes sintomas que irão condizer com o seu tipo. Confira alguns dos principais sintomas:
Mencionamos os sintomas característicos de cada tipo, mas além deles, o paciente com tumor na hipófise pode apresentar os demais sintomas:
Entenda mais sobre a cefaleia e o que ela pode te indicar.
O diagnóstico de tumor na hipófise é realizado por um neurologista. Poderão ser realizados alguns exames como:
Além dos exames de imagem e testes mencionados acima, o médico irá buscar entender seu histórico familiar e de saúde.
Importante: apenas um profissional certificado com CRM (Conselho Federal de Medicina) poderá realizar o diagnóstico de tumor na hipófise e as demais doenças.
O tumor na hipófise terá o tratamento estabelecido de acordo com uma série de condições, partindo principalmente do diagnóstico clínico e depois do local, tipo e tamanho do tumor.
Em geral, os possíveis tratamentos para a doença, são:
Após o tratamento, é necessário estar sempre em contato com o profissional, para que o quadro seja observado de perto, evitando anormalidades nos resultados.
Como o tumor na hipófise é benigno, há chance de cura. Irá depender apenas do quão avançado é o quadro, as respostas aos tratamentos e a condição de saúde geral do paciente.
Atualmente, ainda não há meios para evitar ou prevenir o tumor na hipófise. No entanto, para evitar qualquer tipo de doença e/ou pioras de quadros é essencial realizar visitas com certas frequências a um médico neurologista e aos demais profissionais.
Se você costuma sentir muitos sintomas anormais a qualquer pessoa, além de já vivenciar em sua família doenças como tumor, diabetes e outras que possuem caráter genético, marque consultas diversas.
Gostou de saber mais sobre tumor na hipófise e como são os tratamentos? Então, se aventure por outros temas do nosso blog. Aproveite!
Para saber mais ou marcar sua consulta, entre em contato conosco: