Dor nas costas, formigamento, queimação e dor nos membros inferiores pode ser um sintoma de um único quadro: dor no nervo ciático, ou inflamação do nervo ciático. No entanto, essa inflamação também pode significar casos de doenças degenerativas com ainda maior emergência para o tratamento.
Neste artigo você verá o que é bom para dor no nervo ciático, sintomas, as principais causas para o quadro e muito mais.
Boa leitura!
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. Sua principal função é controlar as articulações de diversas regiões do corpo, como joelhos, tornozelos e quadril (os músculos dos membros inferiores também entram nessa divisão).
Quanto à estruturação, o nervo ciático é formado por raízes que saem da coluna vertebral, mais especificamente, do final da coluna até os pés.
Quando inflamado ou sob alguma condição, a dor no nervo ciático é bastante variável. Falaremos mais sobre o quadro a seguir.
Como mencionamos, o nervo ciático é bastante longo, portanto, a dor no nervo ciático pode ser causada por diferentes razões. Veja algumas delas:
Quando a dor do nervo ciático vem de uma inflamação, há presença de dor e dormência de membros, iniciando-se na lombar até os pés.
Geralmente, essa inflamação surge por uma pressão no nervo, seja por falta de ergonomia, exercícios físicos realizados de forma inadequada ou por alguma doença.
Já quando a dor no nervo ciático vem da compressão significa, justamente, que o nervo está sendo comprimido. Diante dessa causa, os sintomas e até mesmo evolução da condição podem ser mais preocupantes, como o desenvolvimento da hérnia de disco e esporão ósseo.
Para saber mais sobre a hérnia de disco e seus tratamentos, clique aqui!
Os traumas como impacto direto, principalmente na coluna, causados por acidente de carro, lesões por falta de ergonomia e, até mesmo, estresse e movimentos repetitivos, podem ser uma causa frequente da dor no nervo ciático.
A Síndrome do Piriforme trata-se de inflamação no músculo da região glútea. Essa é uma causa bastante comum em atletas, com maior índice em corredores. Com a inflamação, o músculo aumenta de tamanho e comprime o nervo ciático.
Veja, no geral, as doenças que podem gerar a dor no nervo ciático:
Gravidez também pode ser uma das causas da dor no nervo ciático, isso porque há um repentino aumento de peso do qual os nervos acabam sendo pressionados. O tratamento neste caso pode ser bastante diferente.
Em geral, atividades que forçam as regiões mencionadas anteriormente de forma demasiada, proporcionando o desalinhamento de vértebras, pressão e aumento repentino na estrutura do corpo, é possível que o nervo reaja com dores.
Para obter um diagnóstico correto, converse com um profissional!
O sedentarismo e longas horas sentadas ou em pé aumentam a taxa percentual de incidência da causa da dor no nervo ciático. Atualmente, 60% da população está sujeita a essa dor.
A dor no nervo ciático é o principal sintoma de que algo está errado. Mas além da dor, outros sintomas são bastante característicos ao quadro e podem variar conforme o local acometido. Os principais sintomas são:
Com o avanço do quadro, a perda da força em membros inferiores indicam maior urgência de tratamento.
As dores podem ser ainda mais fortes após muito tempo em pé ou andando, e até mesmo com o espirro. Ou seja, a dor piora ao forçar o nervo e melhora quando há repouso.
As dores nas costas também costumam aparecer num quadro de dor no nervo ciático, assim como em muitos outros quadros. Conheça mais sobre o que sua dor nas costas significa:
O diagnóstico da causa da dor no nervo ciático é realizado através de exames físicos e de imagem, além de, claro, exames de histórico familiar. Os principais recursos utilizados são:
Você pode realizar testes rápidos para saber qual profissional procurar. Para isso, verifique se há a presença dos 3 seguintes sintomas:
Se a conclusão for positiva, é bastante provável que seja um quadro que acomete o nervo ciático. Procure um neurologista e um fisioterapeuta, um para diagnosticar, outro para tratar.
Para entrar em contato com o neurologista, clique aqui!
O tratamento para dor no nervo ciático pode variar conforme o diagnóstico, então, depende da causa da dor, local e nível.
Em geral, os possíveis tratamentos são:
Os exercícios para dor no nervo ciático devem ter como base respeitar os limites do corpo e fortalecer os nervos, então as opções podem ser:
Procure um profissional para entender qual o melhor tratamento para o seu quadro de dor no nervo ciático. E lembre-se: há diversos riscos na automedicação, por isso, não o faça.
Confira agora 3 dicas de como aliviar dor no nervo ciático no curto e longo prazo:
A dor no nervo ciático e suas ramificações correspondem a causas, normalmente, de comportamento humano. Portanto, existem algumas ações que podem prevenir o quadro, são elas:
Gostou de saber mais sobre o que causa dor no nervo ciático, como aliviá-la e o tratamento a longo e curto prazo? Então, não deixe de conhecer mais sobre os diferentes tratamentos para as demais doenças. Navegue no nosso blog.
Agora, se deseja marcar uma consulta e livrar-se das dores, clique aqui!