Segundo a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), o número de casos de cefaleia tensional em um determinado período varia de 14% a 78%. Ou seja, você provavelmente já sentiu ou conhece alguém que passou por isso.
A cefaleia tensional não deve ser uma dor exageradamente forte, mas que pode sim causar bastante incômodo, principalmente no momento em que o paciente se encontra psicologicamente instável.
Para saber o que é cefaleia tensional, suas causas e sintomas, continue a leitura deste artigo.
Cefaleia tensional, ou dor de cabeça tensional, é um tipo de cefaleia causada, principalmente, devido a tensão, como o nome indica, e afeta grande parte da população, independente de gênero e idade.
Ela está diretamente relacionada a cansaço (físico e mental), estresse (físico e mental), atividades físicas ou tempo exagerado no sol e estresse muscular. Por isso, podem acabar surgindo no fim do expediente ou após um momento de tensão, como longas provas.
As crises da cefaleia tensional podem variar, indo de fraca a intensa, desta forma, os sintomas também variam.
Para saber mais sobre cefaleia e seus tipos, leia nosso conteúdo:
A cefaleia tensional causa dor em ambos os lados da cabeça e, em casos mais extremos, na frente e atrás da cabeça. A dor é representada por uma sensação de pressão.
Pode, ainda, causar tensão e dor no pescoço e ombros. Estes também são sintomas de cervicobraquialgia, leia para saber mais!
A cefaleia tensional é causada, principalmente, por tensão, como mencionamos acima, seja físico ou emocional. Por isso, pacientes que possuem rotinas mais estressantes podem senti-la com mais frequência, porém, não é um padrão assertivo.
Há possibilidade, também, da causa da cefaleia tensional ser originada por uso exagerado de eletrônicos. Se você já passou muito tempo com fones de ouvido ou na tela do celular, saberá exatamente do que se trata a cefaleia tensional.
No entanto, pode haver outras causas da cefaleia tensional, dentre elas estão:
Procure estar sempre em dia com sua saúde mental, bucal e neurológica quando se trata de cefaleia. É importante conhecer o quadro para melhorar 100% a qualidade de vida do paciente.
Clique e fale com um Neurologista
Existem dois tipos de cefaleia tensional, e seus níveis irão refletir diretamente nos sintomas e frequência. Conheça quais são eles:
Frequência: 1 a no máximo 2 vezes (x) ao mês
Nível da dor: Leve a moderada
Duração: 30 minutos com medicamento | Pode levar dias sem o tratamento adequado
Curiosidade: Agravam / aparecem na período da tarde
Frequência: Varia de 2 a 4 vezes (x) ao mês
Nível da dor: Leve a aguda, irá depender da frequência
Duração: Dor que perdura, do amanhecer ao deitar
A cefaleia tensional é conhecida por ser uma dor de cabeça característica da ansiedade, portanto, é como uma fita apertada na cabeça, ou seja, sensação de pressão. Ela pode começar fraca e em um único local e depois irradiar para os demais lados da cabeça e também olhos, tornando- se uma dor aguda.
O nível e sintoma da cefaleia tensional poderá depender da frequência em que ela aparece.
Os sintomas mais comuns são:
Dificilmente a cefaleia tensional é confundida com a enxaqueca, pois neste caso sintomas como sensibilidade à luz, sons e odores não são comuns, assim como ânsia.
Se o paciente notar que a cefaleia tensional é sentida com frequência, que é repentina, causa problemas de visão, convulsões, febre e fraqueza, não hesite em procurar um médico, esses não são sintomas comuns a nenhuma cefaleia.
A dor de cabeça da ansiedade é similar a da cefaleia tensional, pois possuem fatores causadores comuns, como a tensão, depressão, cansaço e estresse mental. Desta forma, ela pode começar fraca e piorar com o decorrer do dia, assim como também causa a sensação de pressão ao redor da cabeça.
Quanto à duração, estima-se que pode durar de 30 a até sete dias quando não tratada corretamente.
A dor de cabeça é a irritação de nervos, vasos sanguíneos e músculos. Para liberar essa irritação, sinais são enviados ao cérebro, indicando onde é a dor e, portanto, a cefaleia correspondente.
Para realizar o diagnóstico, o médico contará com o histórico de dor do paciente, mas poderá também recorrer a exames de imagens, como tomografia (TC) e ressonância magnética (RM). Porém, este segundo caso é em quadros mais extremos e de dúvidas.
Além disso, o médico poderá realizar exames físicos.
Há diferentes tratamentos para a cefaleia tensional, os mais genéricos são os medicamentos, dentre eles: paracetamol e ibuprofeno, no entanto, é importante que o todo o histórico de saúde seja considerado, para que nenhum tratamento prejudique o quadro do paciente.
Com o diagnóstico correto, tratamentos a longo prazo também são boas opções e que poderão melhorar potencialmente a qualidade de vida do paciente.
Tratamentos como apoio psicológico (terapia) para lidar com a tensão e outras doenças como ansiedade e depressão. Geralmente, ambos os tratamentos (medicamento e terapia) são realizados simultaneamente.
Foi mencionado acima algumas formas de tratamentos, mas existem algumas dicas que podem ajudar a aliviar a cefaleia de tensão. Confira:
Aplicar compressas frias na testa ou quente no pescoço e nunca poderá te ajudar. Se o caso for as dores no ombro, por exemplo, a quente poderá te ajudar a relaxar, diminuindo a irritação dos músculos.
Seja no local da dor ou em geral, a massagem tende a causar relaxamento, o que é ideal para quem está sentindo a cefaleia tensional.
Gostou das dicas? Conta pra gente se funcionou pra você!
Como é notável a cefaleia tensional não é uma dor incapacitante, mas que pode incomodar bastante o paciente. Por isso, não deixe de realizar o tratamento adequado. Entre em contato com um médico e tenha a certeza do diagnóstico.
Fale com o Dr. Thiago pelo Whatsapp
Agora que você já sabe o que é cefaleia tensional e seus sintomas, não esqueça de compartilhar com aqueles que já se queixaram da dor pra você. Fique ainda mais craque no assunto, saiba mais sobre dores no nosso blog.