Schwannoma Vestibular é um tumor que possui cura, portanto, não é um câncer, mas que se não tratado correta e precocemente, pode ser bastante prejudicial à qualidade de vida do paciente, podendo, até mesmo, levar a óbito.
Portanto, conheça os tratamentos e sintomas. Saiba quando e como procurar um neurologista especialista para o tratamento da doença.
A título de conhecimento, este tumor possui algumas nomenclaturas diferentes, como: Neurinoma acústico, tumor do VIII nervo, Schwannoma vestibular e Neuroma do acústico. Em qualquer um dos termos, você já saberá do que estão falando.
Ficou curioso para saber mais sobre o que é Schwannoma vestibular? Então, continue com a leitura!
O chamado Neurinomas do Acústico, ou Schwannoma Vestibular, é um tipo de tumor que se origina nos nervos, particularmente, nas células de Schwann, podendo causar a perda de audição unilateral ou bilateral.
As células de Schwann revestem os nervos e dão suporte aos axônios, que são os prolongamentos neurais e por onde efetivamente a comunicação elétrica transita.
Estes tumores podem ocorrer em diversas localizações, porém são muito frequentes na região do Ângulo Pontocerebelar do cérebro, nascendo do sétimo/oitavo nervo craniano.
Nesta região, estes tumores são chamados de Schwannoma Vestibular, ou mais comumente, Neurinomas do Acústico
Ainda, o Schwannoma Vestibular do tipo esporádico ocorre, mais frequentemente, no final da idade adulta (em torno dos 50 anos) e são bastante raros em crianças e adolescentes.
Já o Schwannoma Vestibular associado a NF2 (neurofibromatose do tipo 2), desenvolve tumor benigno nos nervos auditivos de forma bilateral. Esse tipo acomete jovens, que aos 30 anos se apresentam como assintomáticos.
Veja a imagem abaixo e entenda onde acomete o Schwannoma Vestibular:
O Schwannoma Vestibular é um tumor bastante delicado e que precisa ser tratado com eficiência e assertividade. Veja dois motivos que o faz ser tão alarmante:
Ou seja, trata-se de um tipo de tumor cerebral que se não for tratado, pode gerar o óbito no paciente, e se for tratado, pode ser curado.
Quanto à perda auditiva, ela ocorre progressiva na maioria dos casos, no entanto, em, aproximadamente, 12% dos pacientes isso ocorre de forma repentina.
O principal sintoma do Schwannoma Vestibular é a perda auditiva unilateral. O fato de uma perda auditiva ser unilateral chama muito a atenção e deve sempre ser investigada, já que a maioria das doenças causam perda auditiva bilateral.
Além disso, crises de tontura e vertigem podem ocorrer, e junto com a perda auditiva, ocorre o zumbido.
Nos casos mais avançados, pode haver perda de força na face (músculos do rosto fracos), porém, isto não ocorre com frequência.
Nos casos em que o Neurinoma do acústico comprime o tronco cerebral e obstrui o aqueduto cerebral, ocorre hidrocefalia, e desta forma, cefaléia progressiva acompanhada de vômitos.
Portanto, resumindo, os principais sintomas do Schwannoma Vestibular, são:
Conheça os sintomas de outras doenças cerebrais nos nossos artigos. Confira!
O fator de risco mais associado ao Schwannoma Vestibular é uma doença genética chamada Neurofibromatose do tipo II. Nesta doença, é comum a ocorrência de neurinoma do acústico bilateral.
A irradiação (tratamento com radioterapia) também pode aumentar, ainda que pouco, a chance do desenvolvimento futuro de Neurinomas do acústico.
Para o diagnóstico do Schwannoma Vestibular, o exame de escolha é a ressonância magnética de crânio com contraste.
Ao contrário dos Meningiomas desta região, o Neurinoma do Acústico costuma ter bastante áreas císticas de permeio.
Os tumores menores podem estar totalmente restritos ao canal auditivo, e quando crescem um pouco para a cisterna do ângulo pontocerebelar, podem apresentar o aspecto que lembra um sorvete.
Veja na imagem abaixo a ressonância magnética de um paciente com um volumoso Neurinoma do Acústico à esquerda. Reparem que o quarto ventrículo encontra-se comprimido e, desta forma, ocorre hidrocefalia à montante (não visualizado nesta imagem) :
Para entrar em contato com um neurologista em SP e, também, realizar um exame das atividades cerebrais, clique aqui!
Quando os Neurinomas do acústico são descobertos de forma incidental (sem sintomas) e são pequenos, é aceitável por curto período o acompanhamento. Porém, o ideal é que estes tumores sejam tratados o mais precocemente possível.
O tratamento de escolha é a microcirurgia. Neste procedimento, um pequeno corte é feito na região posterior da cabeça e com o auxílio do microscópio cirúrgico, realiza-se a ressecção da massa tumoral.
O material é enviado para estudo anatomopatológico para o correto diagnóstico e, muitas vezes, ocorre a cura após este procedimento. Durante a microcirurgia do Schwannoma Vestibular, realizamos a monitorização eletrofisiológica do nervo facial, para evitar lesões deste nervo intraoperatório.
Além do tratamento do Neurinoma do Acústico em si, muitas vezes é necessário o tratamento da hidrocefalia. Nos casos que ocorre dilatação ventricular, o tratamento da hidrocefalia deve ser precoce, sob o risco de perda da visão se postergado.
Geralmente, realiza-se o implante de uma derivação ventriculoperitoneal para o tratamento da hidrocefalia, assim, insere-se um cateter dentro do ventrículo lateral para retirar o excesso de líquido cerebroespinhal e através de conexões e válvulas, leva-se este líquido até a cavidade abdominal.
Além do tratamento do Schwannoma Vestibular através de microcirurgia, existe a possibilidade de Radiocirurgia. Nesta modalidade, o neurocirurgião irradia o tumor com altas doses de irradiação e desta forma, promove a diminuição da massa tumoral.
Infelizmente não. Não existe ainda nenhuma medicação que promova a regressão deste tumor.
Em algumas situações, podemos apenas acompanhar com exames de forma periódica, porém isto é um risco.
Muitas vezes, o tumor pode apresentar um rápido crescimento de um ano para o outro e, assim, uma cirurgia que era mais simples transforma-se em uma cirurgia mais desafiadora.
Por fim, a escolha do tratamento para Schwannoma Vestibular dependerá do tamanho do tumor e outros detalhes específicos do paciente. Por isso, é essencial contar com um médico de confiança, que ofereça a segurança e qualidade ideal.
Para entrar em contato com um neurologista e tratar essas e outras doenças, clique no link abaixo. É rápido e prático.