A prevalência de trauma raquimedular no Brasil é de 40 a 80 novos casos por ano, sendo um quadro em que o diagnóstico e tratamento é emergente.
É essencial compreender que o trauma raquimedular pode gerar impactos significativos na qualidade de vida do paciente. Os sintomas podem incluir perda de sensibilidade, paralisia parcial ou completa, dificuldade em controlar os movimentos voluntários, problemas de controle da bexiga e intestino, além de outras complicações médicas.
Entenda os agentes causadores e como tratar essa condição médica, continue a leitura! 🙂
Trauma raquimedular é uma lesão neurológica que se manifesta no interior da coluna vertebral, portanto, ela pode apresentar alterações de sensibilidade e prejuízo motor. Relembro todas as partes, de igual importância, da coluna vertebral.
A medula espinhal, afetada pelo trauma raquimedular, é responsável por transmitir sinais nervosos entre o cérebro e o resto do corpo, assim, essa condição médica pode afetar estruturas ósseas, vasculares, neurológicas, ou seja, na coordenação dos movimentos voluntários, na sensação tátil, na percepção da dor e muitas outras funções essenciais.
Quando uma lesão raquimedular ocorre, pode haver comprometimento parcial ou total dessas funções, resultando em sintomas que variam de acordo com a gravidade da lesão e a localização na coluna vertebral.
O trauma raquimedular pode ocorrer devido a diversos eventos traumáticos, como:
A conscientização sobre essas causas e a adoção de medidas preventivas, como usar cintos de segurança, equipamentos de proteção e praticar esportes com responsabilidade, são essenciais para reduzir o risco de trauma raquimedular. 80% das vítimas são homens, destes, 60% estão entre os 10 e 30 anos!
Cerca de 50% dos pacientes que sofrem uma lesão de alto impacto irão falecer no local, isso porque esse tipo de lesão ocorre em ≅ 18% das fraturas vertebrais.
Os primeiros socorros de um trauma raquimedular são extremamente importantes para o tratamento, evitando a morte de vítima, por exemplo. Orienta-se que a vítima:
Assim, em casos de acidente, nunca tente resolver a situação sozinho, opte por chamar ajuda profissional!
Os sintomas de trauma raquimedular são vários, pois as áreas afetadas correspondem a agentes bastante responsáveis no corpo humano. Veja os principais sintomas:
Sintomas específicos como a síndrome da Conus Medullaris (fraqueza nas pernas e problemas de bexiga) ou da Cauda Equina (dor intensa, fraqueza nas pernas, problemas de bexiga e intestino) também podem se manifestar, principalmente em quadros mais graves.
Tomou ciência desses sintomas? Então, já passou da hora de buscar ajuda médica. A prevenção de acidentes e o tratamento adequado são cruciais para minimizar os impactos dessas lesões na qualidade de vida.
Fale agora mesmo com o Dr. Thiago. Neurocirurgião em SP
O diagnóstico precoce para trauma raquimedular é bastante importante, pois em 40% dos pacientes os possíveis comprometimentos neurológicos se manifestam apenas um tempo após a lesão.
O neurologista pode recorrer aos seguintes processos diagnósticos:
Reforçamos a importância do atendimento médico imediatamente após uma lesão a fim de obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento necessário, visando a recuperação e melhoria da qualidade de vida.
Marque sua consulta com neurocirurgião de SP, Dr, Thiago Rodrigues
O tratamento e a reabilitação de lesões raquimedulares são multidisciplinares e envolvem uma equipe de profissionais de saúde, como médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos e assistentes sociais.
O objetivo do tratamento dessa condição é minimizar as consequências das lesões, promover a recuperação funcional e melhorar a qualidade de vida do paciente. Portanto, a reabilitação pode envolver:
O tratamento ideal e emergente pode diminuir o nível de mortalidade do quadro e, principalmente, consequências como infecções urinárias e pulmonar; e úlceras.
Se você procura um médico especializado em neurologia em São Paulo que seja capaz de contribuir para o bem-estar do paciente de maneira efetiva, proporcionando um tratamento focado e individualizado, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Thiago Rodrigues.
O Dr. Thiago, neurocirurgião em SP, possui certificados nacionais e internacionais na área da neurologia para oferecer um atendimento de excelência para seus pacientes. Caso queira fazer uma avaliação, clique neste link!
Saiba tudo sobre o Thiago, conheça o profissional adequado para seu tratamento
Ignorar a dor e outros sintomas que foram mencionados aqui podem gerar sérias complicações. Por isso, busque o tratamento ideal. Se você mora ou está na capital de SP, já marque sua consulta com o neurologista Dr. Thiago pelos meios:
Agende sua consulta agora mesmo pelo WhatsApp!
Lembrando que as explicações aqui descritas e recomendações não substituem a análise específica de cada quadro, realizada somente pelo profissional.
Gostou de saber mais sobre o problema na coluna e seus vários diagnósticos e sintomas? Então, se aventure por outros temas do nosso blog. Aproveite!