A cãibra é uma dor comum a todo ser humano, que muitas vezes não a identifica no momento, mas lendo os sintomas poderá facilmente compará-los. Ainda que comum, é um diagnóstico que pode gerar algumas dúvidas, principalmente quando está associado a uma doença.
A cãibra pode ser causada por diferentes fatores e cada um condizer a um tipo específico de tratamento. Então, para entender quando e como tratar as cãibras, continue a leitura. 🙂
Uma cãibra muscular, também conhecida simplesmente como cãibra, é uma contração involuntária e dolorosa de um músculo ou grupo de músculos. Isso significa que o músculo se contrai abrupta e intensamente, mas não é capaz de “relaxar” na mesma intensidade, causando desconforto ou dor aguda.
As cãibras podem ocorrer em qualquer músculo do corpo, mas são mais comuns nas pernas, pés e mãos.
As cãibras podem ser desencadeadas por diversos fatores, incluindo:
É importante notar que, em muitos casos, as cãibras musculares são benignas e temporárias. No entanto, se forem frequentes, graves, ou se não estiverem relacionadas a nenhuma causa óbvia, é aconselhável procurar um profissional de saúde para avaliação, pois podem ser indicativos de problemas subjacentes.
Quero agendar uma avaliação com um neurocirurgião
Os sintomas de uma cãibra muscular são geralmente característicos, mas podem alterar a localização, intensidade e frequência. Os principais são:
As cãibras podem ser bastante desconfortáveis durante e até mesmo depois de um episódio, principalmente se ocorrerem com frequência. Busque um profissional adequado e melhore sua qualidade de vida.
Várias doenças e condições médicas podem apresentar cãibras musculares como um dos sintomas. Abaixo estão alguma delas:
As cãibras musculares são geralmente benignas e temporárias, no entanto, podem levar a consequências bastante desconfortáveis, como:
Para evitar cãibras musculares, você pode considerar as seguintes dicas:
Lembre-se de que, embora essas dicas possam ajudar a reduzir o risco de cãibras musculares, elas não garantem que você nunca as terá.
O diagnóstico de uma cãibra muscular geralmente é feito com base na descrição dos sintomas e no histórico médico do paciente. Também nem sempre é necessário um exame médico extenso para diagnosticar uma cãibra, pois os sintomas são característicos e distintos.
No entanto, em alguns casos, um médico pode realizar um exame físico para descartar outras condições médicas que possam estar causando sintomas semelhantes, como neuralgia.
Durante o exame, o médico pode fazer perguntas sobre os seguintes aspectos:
Em geral, o diagnóstico de cãibras musculares é bastante direto. Em quadros em que as cãibras forem persistentes, graves ou estiverem associadas a sintomas preocupantes, o médico pode realizar testes adicionais, como análises de sangue.
Agendar uma avaliação com o neurocirurgião
As cãibras musculares geralmente se resolvem por conta própria após alguns segundos ou minutos. No entanto, durante uma cãibra, é comum sentir uma sensação de aperto e dor intensa no músculo afetado.
Para aliviar as cãibras noturnas intensas e gerais, pode-se fazer alongamentos suaves, massagear a área afetada, aplicar calor ou frio e garantir uma hidratação adequada.
Em casos frequentes ou graves, é aconselhável procurar orientação médica, pois podem ser indicativos de quadros relacionados que necessitam de investigação.
Se você procura um médico especializado em neurologia em São Paulo que seja capaz de contribuir para o bem-estar do paciente de maneira efetiva, proporcionando um tratamento focado e individualizado, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Thiago Rodrigues.
O Dr. Thiago, neurocirurgião em SP, possui certificados nacionais e internacionais na área da neurologia para oferecer um atendimento de excelência para seus pacientes. Caso queira fazer uma avaliação, clique neste link!
Saiba tudo sobre o Thiago, conheça o profissional adequado para seu tratamento
Ignorar a dor e outros sintomas que foram mencionados aqui podem gerar sérias complicações. Por isso, busque o tratamento ideal. Se você mora ou está na capital de SP, já marque sua consulta com o neurologista Dr. Thiago pelos meios:
Agende sua consulta agora mesmo pelo WhatsApp!
Gostou de saber mais sobre o que causa cãibra muscular e seus sintomas? Então, confira outros artigos do nosso blog. 🙂