O sistema nervoso do corpo humano é uma enorme rede de comunicação. É por meio dele que o organismo realiza as atividades involuntárias (como a respiração, os batimentos cardíacos e a digestão, por exemplo) e as voluntárias (como falar, correr e andar). Quando ocorre alguma falha nesse processo, o médico indicado para auxiliar o paciente é o especialista em neurologia em São Paulo.
O médico que atua em neurologia em São Paulo estuda as doenças originadas no sistema nervoso, que pode ser dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). Resumidamente, o Sistema Nervoso Central (SNC) é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e tem como função processar as informações dos impulsos recebidos pelo organismo, decidir as ações que serão tomadas e enviá-las para o órgão efetor.
Já o Sistema Nervoso Periférico (SNP), composto por nervos e gânglios, é responsável por levar as informações para o sistema central e as devidas respostas para os órgãos efetores. Portanto, o Sistema Nervoso Periférico faz o meio de caminho para o central, permitindo que as ações voluntárias e involuntárias sejam realizadas.
O médico que se especializa em neurologia está apto para tratar uma grande variedade de doenças, desde convulsões e tremores involuntários até casos mais complexos como a Doença de Parkinson. As principais condições tratadas pelo especialista em neurologia em São Paulo são:
O médico especialista em neurologia em São Paulo fará várias perguntas ao paciente para realizar um diagnóstico preciso. O profissional pode solicitar informações sobre a frequência da dor, a intensidade, quando o desconforto iniciou e a existência de lesões anteriores na região em questão.
No momento da consulta o médico pode fazer alguns exames para avaliar o reflexo nervoso do paciente. Dependendo do caso, o profissional solicitará exames complementares para entender o que ocorre no organismo do paciente.
Com base nos resultados dos exames, estado de saúde do paciente e histórico familiar, o médico definirá o tratamento mais adequado. A abordagem e a duração do tratamento também estão interligados às características do caso. O objetivo principal é melhorar a qualidade de vida do indivíduo, seja curando a doença ou amenizando os sintomas no caso de doenças que não têm cura, como a Doença de Alzheimer, por exemplo.
O médico especializado em neurologia em São Paulo é capaz de contribuir para o bem-estar do paciente de maneira efetiva, proporcionando um tratamento focado e individualizado. Caso queira se consultar com um neurologista em São Paulo, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Thiago Rodrigues.