Segundo pesquisas, a hérnia de disco lombar é o diagnóstico mais frequente dentre as alterações degenerativas, acometendo 2 a 3% da população.
Ela pode gerar uma série de sintomas, incluindo, algumas complicações. Contudo, há diferentes formas de tratamento e prevenção da doença.
Por isso, continue a leitura e entenda como realizar o tratamento para hérnia de disco lombar. 🙂
A hérnia de disco lombar é uma doença degenerativa da coluna vertebral, mais especificamente, na região lombar, no entanto também pode se desenvolver na região cervical e torácica.
O quadro consiste no extravasamento do conteúdo (núcleo pulposo) do disco através da membrana externa. Se há um volume considerado sendo herniado, pode haver compressão e irritação das raízes da região: entre a quarta e quinta vértebra lombar L4 -L5; entre a quinta vértebra e o sacro L5 -S1, conforme mostra na imagem abaixo:
A principal função do disco invertebral é amortecer as estruturas da coluna, evitando atrito entre as vértebras, portanto, quando prejudicado uma série de complicações podem se desenvolver. O disco também é importante para a mobilidade e força, o que explica diversos de sintomas do quadro.
Em geral, a hérnia de disco lombar possui diferentes níveis de gravidade, variando conforme a localização, causa e tamanho. Falaremos mais no decorrer do artigo.
Ambos são referentes a dor na região lombar que irradia para os membros inferiores, no entanto, a dor no nervo ciático não é considerada como uma doença, mas sim um pré-sintoma da hérnia de disco ou até mesmo o sintoma da doença.
Conheça 5 causas da dor no nervo ciático e muito mais!
Há mais de uma possível causa para hérnia de disco lombar, algumas das opções são:
De forma geral, todo fator que pode comprimir a raiz nervosa é um potente agente causador da hérnia de disco lombar.
A hérnia de disco lombar basicamente se desenvolve com o rompimento do ânulo fibroso, que é resultado de uma das causas mencionadas acima, gerando em forte dor lombar. Com o núcleo pulposos sendo comprimido, os sintomas passam a irradiar para os membros inferiores e assim cada vez mais agravar os sintomas.
A hérnia de disco lombar se desenvolve com maior prevalência a partir dos 40 anos. Ainda, estima-se que há uma majoritariedade de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres, acima de 35 anos.
A hérnia de disco lombar pode ser classificada de algumas formas diferentes, a primeira é pela localização:
Assim como também podem se classificar por morfologia
Compare facilmente pela imagem abaixo:
A hérnia de disco lombar, além dos próprios sintomas, ainda pode gerar compressões de estruturas de toda coluna vertebral, por exemplo, a medula espinhal e os nervos. Também, ela varia de localização e tamanho, o que influencia na sintomatologia.
Portanto, conheça os principais sintomas da hérnia de disco lombar:
Os sintomas podem se intensificar após atividade física, longos períodos sentado. Dependendo do nível, até mesmo uma tosse ou espirro podem prejudicar o quadro de dor de uma hérnia de disco lombar.
Também existe a possibilidade de apenas um lado dos membros inferiores gerarem sintomas ou, até mesmo, o paciente não possuir nenhum sintoma. É preciso estar bastante atento à presença ou não dos sintomas.
Fale agora mesmo com um neurologista em SP
Quanto à frequência da dor, ela pode desaparecer em alguns dias, mas retornar com constância, apresentando irradiação intensa.
Conforme o não tratamento da hérnia de disco lombar, o paciente pode desenvolver algumas complicações, como:
O diagnóstico para hérnia de disco lombar é confirmado através de exames e uma avaliação clínica, realizada pelo neurologista. Os principais exames solicitados são:
Geralmente, o período de dor também é bastante importante. A hérnia de disco lombar é mais comum quando os sintomas persistem por quatro a seis semanas.
Para realizar um diagnóstico, fale com o Dr. Thiago
O tratamento para hérnia de disco será definido após o diagnóstico, considerando que localização, grau, causa, histórico de saúde e ainda outros pontos são considerados.
As mais recomendadas formas de tratamento para hérnia de disco lombar são:
Após 3 a 12 semanas de tratamento, a melhora é considerável. Também, segundo o Ministério da Saúde, 90% dos pacientes já podem retornar normalmente às suas atividades do dia a dia logo após o período de um mês.
*Curiosidade: A hérnia de disco lombar é o tipo de hérnia e até mesmo doença degenerativa da coluna que mais é recomendado o tratamento cirúrgico.
A cirurgia para hérnia de disco é mais comumente indicada quando:
As cirurgias mais indicadas para esse quadro são minimamente invasivas:
É possível prevenir o desenvolvimento de uma hérnia de disco lombar, por isso:
Se você procura um médico especializado em neurologia em São Paulo que seja capaz de contribuir para o bem-estar do paciente de maneira efetiva, proporcionando um tratamento focado e individualizado, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Thiago Rodrigues.
O Dr. Thiago, neurocirurgião em SP, possui certificados nacionais e internacionais na área da neurologia para oferecer um atendimento de excelência para seus pacientes. Caso queira fazer uma avaliação, clique neste link!
Saiba tudo sobre o Thiago, conheça o profissional adequado para seu tratamento
Ignorar a dor e outros sintomas que foram mencionados aqui podem gerar sérias complicações. Por isso, busque o tratamento ideal. Se você mora ou está na capital de SP, já marque sua consulta com o neurologista Dr. Thiago pelos meios:
Agende sua consulta agora mesmo pelo WhatsApp!
Lembrando que as explicações aqui descritas e recomendações não substituem a análise específica de cada quadro, realizada somente pelo profissional.
Gostou de saber mais sobre o problema na coluna e seus vários diagnósticos e sintomas? Então, se aventure por outros temas do nosso blog. Aproveite!