A cefaleia, mais conhecida como dor de cabeça, é um problema comum que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe) cerca de, no mínimo, 70% da população brasileira sofre com esse desconforto de vez em quando.
Neste guia completo, você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre a cefaleia, desde suas causas e sintomas até os melhores tratamentos e dicas de prevenção.
Cefaleia é o termo científico para dor de cabeça. Ela pode ser causada por diversos fatores, como estresse, ansiedade, desidratação e até mesmo doenças mais graves.
A dor de cabeça, na verdade, não está no cérebro em si, mas nos nervos dos ossos, vasos sanguíneos e músculos da cabeça. Quando esses nervos ficam irritados, eles enviam sinais de dor para o cérebro, que interpreta como se a dor estivesse vindo da cabeça.
E, embora seja um sintoma comum, a dor de cabeça nem sempre é inofensiva. Por isso, é importante saber reconhecer os tipos de cefaleia e buscar ajuda médica quando necessário.
Existem mais de 150 tipos de cefaleia, mas os mais comuns são:
Além da dor, a cefaleia pode apresentar outros sintomas de acordo com o tipo de dor de cabeça, mas os mais comuns são:
Se você sentir esses ou outros sinais de cefaleia com frequência, realize uma consulta com um neurocirurgião e entende qual a motivação do incômodo. Aproveite e agende agora mesmo:
Grande parte das cefaleias não é motivo de preocupação. No entanto, é importante procurar um médico se você sentir:
A cefaleia são possíveis sinais de AVC, tumor cerebral, hemorragia subaracnóidea e outros sérios quadros de saúde, portanto, não espere pelo pior para decidir buscar ajuda.
Mas afinal, como a cefaleia pode ser causada? Conheça os diversos fatores que compactuam:
O diagnóstico da cefaleia geralmente é feito com base no histórico médico do paciente, nos sintomas e em um exame físico. Em alguns casos, exames complementares, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, podem ser necessários.
O tratamento da cefaleia dependerá de alguns fatores, como:
Geralmente, a cefaleia é fácil de ser tratada. Veja os tratamentos clínicos mais frequentes:
No entanto, existem alguns tratamento mais naturai para cefaleia leve e com causas bastante específicas, como estresse. Veja abaixo:
Realizar a aplicação de compressas umedecidas com água fria ou morna no local onde dói, na testa ou na nuca por, aproximadamente, 20 minutos, pode ajudar a reduzir a dilatação dos vasos e a inflamação.
Aplica-se compressa fria em casos de enxaqueca e dores mais constantes, diminuindo o fluxo de sangue no local, enquanto a compressa morna é indicado para a cefaleia de tensão. Um banho nessa temperatura também está incluso.
Massagear o cabelo auxilia na corrente sanguínea, causando relaxamento e podendo diminuir a cefaleia de tensão, principalmente.
Nesse momento, massageie de forma circular com os pontos do dedo, da nuca até as laterais da cabeça.
A cefaleia mais fraca ou a de ressaca, por exemplo, pode ser amenizada com o café sem açúcar. Porém, se o paciente possui tolerância ao café ou estiver com enxaqueca, essa dor poderá aumentar e/ou simplesmente não ter efeito.
Além do café, beber a quantidade ideal de água é um fator que evita a dor de cabeça. Por isso, beba bastante durante o dia, evitando a desidratação.
A dor de cabeça pode indicar muitas coisas, dentre elas, as necessidades básicas do nosso corpo, como sono, fome, sede.
Por isso, para evitar a cefaleia é necessário uma boa noite de sono, alimentação regulada e livre de muito óleo, líquidos que auxiliam no desinchaço, como chá e água.
Não esqueça de fazer exercícios e sempre se alongar, claro que acompanhado de um profissional, pelo menos no começo, para evitar dores lombares, por exemplo.
Você viu que alguns tipos de cefaleia são causados por doenças ou complicações. Portanto, não hesite em buscar ajuda.
Fale agora mesmo o Dr. Thiago!
Se você quer optar por uma solução mais natural, temos as indicações acima. Porém, estas podem não ser tão efetivas, de qualquer forma, não deixe de procurar o neurologista.
É possível prevenir a cefaleia adotando algumas medidas simples, como:
A cefaleia é um problema comum, mas que pode ser tratado com sucesso. Se você sofre com dor de cabeça, é importante procurar um médico para identificar a causa e receber o tratamento adequado.
A partir do momento em que o seu corpo começa a emitir sinal de que algo está errado, é hora de buscar ajuda. Portanto, não normalize dor de cabeça e na coluna frequentes, sensações de formigamento e dificuldade de caminhar, esses são sintomas que merecem a atenção de um profissional.
E, se você procura um médico especializado em neurocirurgia em São Paulo que seja capaz de contribuir para o bem-estar do paciente de maneira efetiva, proporcionando um tratamento focado e individualizado, entre em contato e agende uma consulta com o Dr. Thiago Rodrigues.
O Dr. Thiago, neurocirurgião em SP, possui certificados nacionais e internacionais na área da neurologia para oferecer um atendimento de excelência para seus pacientes.
Saiba tudo sobre o Thiago, conheça o profissional adequado para seu tratamento
Ignorar a dor e outros sintomas pode gerar sérias complicações. As explicações e recomendações aqui descritas não substituem a análise específica de cada quadro, realizada somente pelo profissional.
Por isso, busque o tratamento ideal com um neurocirurgião. Se você mora ou está na capital de SP, já marque sua consulta com o neurocirurgião Dr. Thiago pelos meios:
Agende sua consulta agora mesmo pelo WhatsApp!
Gostou de saber o que é cefaleia, seus sintomas e tratamentos? Para saber mais sobre alguns procedimentos e dores do dia a dia, dê uma olhadinha no nossos demais artigos!