A neuralgia do trigêmeo, também conhecida como Nevralgia do trigêmeo, é uma doença que causa dores repentinas, parecidas com choque elétrico, na região do rosto.
A dor costuma durar poucos segundos, mas é muito intensa, podendo ser considerada a pior dor do mundo, devido a tamanho sofrimento que causa nos pacientes.
Conheça sobre o tratamento da neuralgia do trigêmeo e veja como eliminar essa dor. Boa leitura. 😉
A causa mais comum é o contato entre um vaso sanguíneo, geralmente uma artéria, e o nervo trigêmeo. Este contato, que chamamos de conflito neurovascular, ocasiona um verdadeiro curto-circuito no nervo e, desta forma, os pacientes sentem uma dor terrível.
Para saber mais sobre o que é neuralgia do trigêmeo e maiores detalhes, clique aqui!
O diagnóstico da neuralgia do trigêmeo é feito exclusivamente através da anamnese: procedimento no qual um médico atento ao que o paciente está falando e sentindo. Com base nisso, ele consegue diagnosticar se o paciente tem neuralgia do trigêmeo.
Não existe nenhum exame que comprove ou que afaste a neuralgia do trigêmeo, no entanto já se foi discutido se a RMC funciona como exame correspondente a condição. Saiba mais!
Muitas vezes, o médico inicial que faz o diagnóstico é um neurologista. A depender do caso, o próprio neurologista consegue tratar o paciente, a partir de medicações. A carbamazepina, por exemplo, é o remédio mais eficaz no tratamento.
O que pode ocorrer é que muitos pacientes não conseguem atingir uma qualidade de vida adequada e desta forma, necessitam de outros tratamentos, como:
Desta forma, diversas especialidades médicas e inclusive não-médicas, oferecem tratamentos para a neuralgia de trigêmeo.
Porém, muitas especialidades ficam restritas a apenas um tipo de tratamento e, desta forma, induzem os pacientes a realizar procedimentos que muitas vezes não são os mais adequados aos casos específicos.
Por isso, consulte apenas com médicos de confiança. Converse com o Dr. Thiago!
Sem dúvida nenhuma, o tratamento considerado padrão-ouro para neuralgia é a Descompressão neurovascular. É um tratamento realizado exclusivamente pelo neurocirurgião e que busca oferecer a melhora da dor no longo prazo, com mais de 90% dos pacientes ficando totalmente sem dor após 5 anos do procedimento.
Os procedimentos percutâneos, incluindo o balão e a radiofrequência trigeminal, devem ser evitados em pacientes com menos de 70 anos, pois podem gerar uma lesão adicional no nervo trigêmeo, e apresentam uma taxa de recidiva muito alta.
Em minha opinião, é um verdadeiro absurdo oferecer os procedimentos percutâneos (balão e radiofrequência) para os pacientes jovens. Fazer isso, é condenar estes pacientes a uma vida de sofrimento!
O tratamento medicamentoso deve sempre ser testado antes dos procedimentos. Muitos pacientes conseguem ter qualidade de vida com o uso de medicações apropriadas.
Gostou de saber mais sobre o tratamento da neuralgia do trigêmeo? Então, se aventure por outros temas do nosso blog. Aproveite!
Para saber mais ou marcar sua consulta, entre em contato com o neurologista de SP, Dr. Thiago pelos meios: